Diário online das aulas de Geografia do Prof. Paulo Roberto, comentários sobre atualidades, notícias do ENEM e dos vestibulares, revisão das principais aulas e muito mais.
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Chuva de meteoros é a explicação dos especialistas para o clarão no céu da nossa região
Passava das 22h dessa quarta-feira (15) quando a cena foi testemunhada por pessoas em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste, bem como de cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Em pouco tempo o assunto ganhou destaque nas redes sociais com depoimentos, vídeos e fotos variadas, parte verdadeiros, parte falsos.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e os institutos de meteorologia ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o fenômeno. Porém, os astrônomos explicam que a cena vista ontem à noite trata-se de uma chuva de meteoros orionídeos.
sábado, 20 de setembro de 2014
IBGE diz que Pnad tem erros e que desigualdade diminuiu
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou na tarde desta sexta-feira (19) ter errado nos resultados da Pnad-2013 (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), divulgados ontem (18). "Queremos pedir desculpa a toda sociedade brasileira", afirmou Wasmália Bivar, presidente do IBGE.
Os erros nos cálculos do crescimento populacional de sete Estados brasileiros, com mais de uma região metropolitana, acabaram influenciando na medição nacional. O equívoco afetou diversos índices divulgados, como analfabetismo e o índice de Gini, que calcula o nível de desigualdade.
O índice da desigualdade recuou em 2013 para 0,495 ante 0,496 em 2012. Na quinta-feira, o IBGE tinha informado que o índice tinha subido para 0,498. Pelos critérios do indicador, quanto mais perto de zero menor é a desigualdade de um país. "Houve uma desconcentração, reduziu a desigualdade", disse Cimar Azeredo, coordenador da pesquisa.
Já a estimativa da renda do trabalho teve uma alta menor do que a apresentada na primeira versão e reestimada de 5,7% para 3,8%. O renda média, portanto, mudou de R$ 1.681 para R$ 1.651.
A taxa de desemprego não sofreu alteração e ficou em 6,5% no ano passado --acima do 6,1% de 2012. Mas, diferentemente dos dados originais, o aumento da população desocupada foi menor: 6,3% contra os 7,2% divulgados anteriormente.
População vota ‘não’ em plebiscito e Escócia continua no Reino Unido
Os escoceses decidiram permanecer no Reio Unido. O ‘não’ à independência venceu por uma margem maior do que a prevista pelas pesquisas. Com a decisão, o parlamento britânico perde um pouco do poder na Escócia, que passa a ter mais autonomia para tomar decisões sobre impostos, saúde e habitação.
A Escócia não dormiu esta madrugada e quando o resultado saiu houve festa nas ruas e nos pubs. O 'não' venceu com 55% dos votos.
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Mês passado foi o agosto mais quente desde 1880
O mês passado foi o agosto mais quente de que se tem registro e 2014 pode se tornar o ano mais quente desde 1880, anunciou nesta quinta-feira a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, com base na média mundial de temperaturas sobre as superfícies de continentes e oceanos.
Este relatório é divulgado a poucos dias de uma importante cúpula na ONU sobre as mudanças climáticas, onde, segundo a enviada sobre o tema, Mary Robinson, será abordado seriamente o problema do aquecimento global.
A temperatura mundial de agosto de 2014 foi de 16,35º C, ou seja, 0,75 grau Celsius acima da média mundial de 15,6°C do século XX, segundo o relatório climático mensal da NOAA.
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
Estados Unidos recordam os 13 anos da tragédia de 11 de setembro
Nova York - Os Estados Unidos recordaram nesta quinta-feira (11/9) o 13º aniversário dos atentados de 11 de setembro com atos solenes realizados em Nova York e Washington.
O presidente Barack Obama, sua esposa Michelle e o vice-presidente Joe Biden observaram um minuto de silêncio no jardim da ala sul da Casa Branca, ao lado de outros 300 membros da equipe de governo.
As bandeiras em Washington estava hasteada a meio mastro. Obama também participará na cerimônia no Pentágono, cenário de um dos ataques terroristas.
Em Nova York, parentes das vítimas do World Trade Center se reuniram no Marco Zero para lembrar os mortos. A cerimônia começou com um minuto de silêncio às 8h46 (9h46 de Brasília), no momento em que o primeiro avião atingiu as Torres Gêmeas.
Integrantes das famílias começaram então o longo processo de leitura dos nomes das quase 3.000 pessoas que morreram nos ataques de Nova York, Pentágono e Shanksville, Pensilvânia.
Brasil é 4º. Maior culpado pelo aquecimento global
Explosão dupla de tempestade solar ruma para a Terra e traz preocupações
Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas irá atingir a Terra na noite desta quinta e na sexta-feira, criando preocupações de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos, disseram autoridades nesta quinta-feira (11).Individualmente, as tempestades, conhecidas como ejeções de massa coronal (ou CMEs, na sigla em inglês) não justificariam advertências especiais, mas o curto intervalo atípico e sua rota direta para a Terra levou o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) a emitir o alerta.
O primeiro CME, que explodiu a partir de uma região magneticamente conturbada do Sol na segunda-feira à noite, deve chegar à Terra na noite de quinta, disse o diretor do centro Thomas Berger a jornalistas em uma teleconferência.
O mesmo pedaço da superfície solar produziu uma segunda tempestade mais poderosa perto de 17h45 (horário GMT) na quarta-feira. "Nós não esperamos quaisquer impactos incontroláveis à infraestrutura nacional por conta dos eventos solares, neste momento, mas estamos acompanhando de perto esses eventos", disse Berger.
O sol está atualmente no pico de seu ciclo de 11 anos, embora o nível global de atividade esteja muito menor do que o típico para um pico solar.
Tempestades tão poderosas como as de agora, que estão fazendo o seu caminho para a Terra, normalmente ocorrem entre 100 e 200 vezes durante um ciclo solar, disse Berger.
"O fato único sobre este evento é que nós tivemos dois em rápida sucessão e as CMEs poderiam estar interagindo em seu caminho para a Terra, na órbita da Terra ou além. Nós simplesmente não sabemos ainda", disse ele.
As partículas solares altamente energéticas e magneticamente carregadas podem atingir o campo magnético da Terra e interromper algumas comunicações de rádio e degradar os sinais de GPS, disse o NOAA.
As tempestades também têm o potencial de afetar as redes de energia do campo elétrico nas latitudes norte, que são mais suscetíveis a perturbações geomagnéticas.
Operadores de rede elétrica e da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) foram notificados "apenas por precaução", Berger acrescentou.
Milhares de separatistas ocupam ruas da Catalunha para pedir independência
BARCELONA — Incentivados pelo plebiscito escocês que ocorre dentro de uma semana, separatistas invadiram nesta quinta-feira as ruas de Barcelona para pedir uma consulta pela independência da Catalunha no dia 9 de novembro. Com o slogan “Vamos encher as ruas para encher as urnas”, centenas de milhares de pessoas aderiram à manifestação vestidos de amarelo e vermelho, as cores da bandeira da região, no Nordeste do país, ocupando uma extensão de 11 quilômetros na Gran Vía e la Avenida Diagonal, que do céu forma um grande V — inicial de "vontade de votar" e "vitória", segundo os manifestantes.
Referendo de independência do Reino unido será realizado na Escócia
No dia 18 de setembro os escoceses vão ser chamados a responder à questão: "Deverá a Escócia ser um país independente?"
Esta notícia surge num momento em que os assessores do Palácio de Buckingham revelaram que a Rainha Isabel II está "muito preocupada" sobre a possível separação da Escócia e que pediu para ser informada diariamente sobre os progressos da campanha.
A batalha pelo futuro do Reino Unido promete emoção até ao último minuto. Os apoiantes do "sim" afirmam estar em grande força, enquanto os que se opõem à independência insistem que vão triunfar. O chanceler britânico George Osborne prometeu, entretanto, que nos próximos dias será apresentado um plano para conceder mais poderes ao Parlamento escocês.
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Asteroide vai passar próximo à Terra neste domingo
Um asteroide vai passar próximo à Terra neste domingo, mas não apresenta risco de colapso, divulgou a Nasa, agência espacial americana, na quarta-feira. Com cerca de 20 metros de diâmetro, o asteroide 2014 RC vai se aproximar do planeta às 15h18, no horário de Brasília.
O 2014 RC foi descoberto em 31 de agosto por pesquisadores do projeto Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, e, paralelamente, pelo telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí, em 1.º de setembro. No momento de maior aproximação, o 2014 RC estará a 40.000 quilômetros da Terra, equivalente a um décimo da distância entre a Lua e o centro do planeta. Ele não poderá ser visto a olho nu.
domingo, 24 de agosto de 2014
Terremoto de 6 graus atinge norte da Califórnia e deixa dezenas de feridos
Um terremoto de 6 graus de magnitude abalou neste domingo (24) a região norte da Califórnia, anunciou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo a rede americana NBC, pelo menos 89 pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave. Além disso, prédios históricos foram danificados, algumas casas sofreram incêndios e a região de Napa ficou sem energia.
O tremor aconteceu às 3h20 locais (7h20 de Brasília) ao noroeste da cidade de American Canyon, no estado da Califórnia, a uma profundidade de 10,8 quilômetros.
A maioria dos danos ficou centrada em torno de Napa, uma região conhecida pela produção de vinhos e pelo turismo.
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Suspeito de executar jornalista tem a voz reconhecida por ex-reféns
A investigação sobre a execução de um jornalista americano no Oriente Médio está voltada para o Reino Unido, de onde se suspeita que tenham saído os assassinos.
O homem por trás da máscara se tornou um dos mais procurados do mundo e a principal pista é o sotaque. Ele fala inglês de quem foi criado no leste de Londres, segundo especialistas em linguagem.
Foi ele quem, aparentemente, decapitou o jornalista americano James Foley, em nome do Estado Islâmico, o grupo extremista que age no Iraque e na Síria.
A voz dele foi reconhecida por ex-reféns, que, no cativeiro, o chamavam de John. Outros dois extremistas com sotaques britânicos foram apelidados de Paul e Ringo, numa alusão aos Beatles.
Algumas vítimas foram libertadas depois do pagamento de resgate. No caso do jornalista americano, o Estado Islâmico teria exigido o equivalente a R$ 300 milhões à família e a empresa em que ele trabalhava.
Estima-se que mais de 1.700 jovens muçulmanos britânicos, franceses e belgas tenham ido lutar no Oriente Médio, atraídos por grupos como o Estado Islâmico.
As autoridades se preocupam também com os que voltam de lá. Sessenta e nove já foram presos ao regressar da Síria.
Um britânico conta que ao ver imagens na TV reconheceu - entre os extremistas - o irmão. "Foi traumático", diz ele.
domingo, 17 de agosto de 2014
Corpo de Eduardo Campos é sepultado no Recife
Foi enterrado na noite deste domingo (17), no Cemitério de Santo Amaro, o corpo do ex-governador e candidato à Presidência Eduardo Campos. O sepultamento foi seguido por uma multidão, que acompanhou o cortejo de cerca de dois quilômetros do Palácio do Campo das Princesas até o cemitério, na área central do Recife. De acordo com a Polícia Militar, somando velório, cortejo e sepultamento, participaram das cerimônias fúnebres cerca de 160 mil pessoas.
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Acidente aéreo mata Eduardo Campos
O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Ele tinha completado 49 anos.
Chovia no momento do acidente. Campos tinha uma programação de campanha em Santos nesta quarta. De acordo com a assessoria do candidato, ele participaria às 8h, às 9h30 e às 14h30 de entrevistas a emissoras de televisão locais. Às 10h30, concederia uma entrevista coletiva às 12h30 participaria de um seminário sobre o Porto de Santos.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
A turbina eólica que produz água potável
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 40% da população do planeta sofra com crises hídricas. E aqui no Brasil, não precisamos ir muito longe. Há décadas a região Nordeste enfrenta a miséria provocada pela seca e atualmente, até a capital do estado mais rico do país, reza por chuva em seus reservatórios vazios.
De olho neste cenário – e inspirado pelos antigos moinhos de vento de seu país natal, o holandês Piet Oosterling criou uma solução inovadora: a turbina eólica que produz água potável. E lógico, também gera energia.
Olhando no horizonte, a turbina parece igual a tantas outras. A única diferença entre o modelo AW e outras tradicionais está nos tanques de água acoplados na haste. Para entender o funcionamento dela, o mais fácil é pensar no ar condicionado do carro. Quando ele está ligado e é um dia quente, muitas vezes há água condensada embaixo do aparelho. A tecnologia holandesa opera de forma similar.
Basicamente, o que a empresa Dutch Rainmaker desenvolveu é uma tecnologia que utiliza energia eólica para extrair água a partir do ar. A turbina aciona quatro compressores. Quando o ar é forçado através dos permutadores de calor e resfriado, a água contida no ar se condensa e as gotas que se formam são coletadas pelos tanques. Em seguida, a água é mineralizada e pode ser utilizada para consumo humano ou para agricultura. “A turbina consegue produzir uma média de 7.500 litros de água diariamente”, afirma Oosterling.
domingo, 10 de agosto de 2014
Super lua gigante, fenômeno astrológico acontece hoje à noite
A Lua cheia de 10 de agosto será uma superlua. O evento acontece quando o satélite está no ponto de sua órbita mais próximo da Terra e aparenta ser maior e mais brilhante do que as outras luas cheias do ano. O termo científico para o fenômeno é perigeu lunar.
Segundo o site da Nasa, a Agência Espacial Americana, a Lua segue uma trajetória elíptica em volta da Terra. O ponto mais próximo é chamado de perigeu e se localiza cerca de 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta do que o apogeu (ponto mais distante). Por isso, as luas cheias que acontecem no perigeu parecem ser maiores e mais brilhantes. No entanto, sem instrumentos para medir o diâmetro lunar, a superlua se parece como qualquer outra.
A melhor hora para se observar e registrar o fenômeno é quando a Lua está próxima do horizonte. Nessa situação é possível compará-la com edifícios, árvores ou qualquer outro objeto que sirva como referência.
Neste ano, o fenômeno vai se repetir 9 de setembro.
quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Ato em Hiroshima marca 69º aniversário da bomba atômica
Milhares de pessoas se reuniram na manhã desta quarta-feira (horário local), em Hiroshima, para marcar o 69º aniversário do lançamento da primeira bomba atômica da história, que arrasou a cidade que fica ao oeste do Japão.
Alguns sobreviventes, parentes de vítimas, autoridades do governo e delegações estrangeiras permaneceram imóveis às 8h15 (20h15 de Brasília), quando ressoou um sino que dava o sinal para guardar um minuto de silêncio na hora exata em que, em 6 de agosto de 1945, o bombardeiro americano 'Enola Gay' largou a bomba que transformou a cidade em um inferno nuclear.
Cerca de 140 mil pessoas morreram imediatamente ou, pela exposição à radiação, entre o momento do impacto da bomba e o mês de dezembro seguinte.
Depos de Hiroshima, Nagasaki foi bombardeada, no dia 9 de agosto, o que provocou a morte de mais 70 mil japoneses. Os ataques precipitaram a capitulação do Japão e o final da Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1945.
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Congresso aprova lei que abre caminho para criação de novos municípios
O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (5), com 52 votos favoráveis e 4 contrários, projeto de lei que estabelece novos critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. O texto seguirá para sanção da presidente da República. pela nova regra a quantidade miníma de habitantes por novas cidades nas regiões Sul e Sudeste, aumentou a exigência de 12 mil habitantes para 20 mil habitantes. No Nordeste de 8,4 mil, agora, são 12 mil. No Centro-Oeste e no Norte não houve alteração na exigência de 6 mil moradores.
Dos 26 projetos projetos de emancipação que estão tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco, apenas cinco atendem à exigência proposta na lei para a criação de municípios na Região Nordeste. Como os futuros novos municípios devem apresentar uma população mínima de 12 mil habitantes, apenas dois distritos no Agreste e três na RMR podem alcançar essa condição. São eles: São Domingos, de Brejo da Madre de Deus; São Domingos, de Buíque; Ponte dos Carvalhos, do Cabo de Santo Agostinho; Nossa Senhora do Ó, de Ipojuca, e Caveleiro, de Jaboatão dos Guararapes.
Exigências mínimas
De acordo com a proposta, o primeiro passo para a criação de um município é a apresentação, na Assembleia Legislativa, de um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, no caso da criação ou desmembramento. Se a situação for de fusão ou incorporação, o requerimento de criação deverá ser subscrito por 3% dos eleitores residentes em cada uma das cidades envolvidas.
Após o pedido, a Assembleia terá que coordenar um "estudo de viabilidade" do novo município, que deverá comprovar, por exemplo, se há na região condições de arrecadação suficientes para sustento próprio.
Se houver viabilidade financeira e populacional, com base nos critérios estabelecidos na lei, será realizado o plebiscito que definirá a criação ou não do novo município. Em comparação com o projeto vetado por Dilma, a nova proposta pretende desburocratizar o Estudo de Viabilidade Municipal.
Pelo texto, o estudo será contratado pelo governo estadual e não mais pelo grupo diretamente interessado na separação ou aglutinação. Além disso, o EVM não precisará mais ser submetido ao Tribunal de Contas do estado. O estudo precisará ser concluído no prazo de 180 dias após sua contratação pelo poder público e terá validade de 24 meses após a sua conclusão.
Plebiscito
Realizado um plebiscito, se a maioria da população aprovar a criação do município, a Assembleia elaborará e votará uma lei estabelecendo o nome e limites geográficos. A instalação do município se dará oficialmente com a posse do prefeito e vice-prefeito.
Se a população rejeitar a nova cidade, não poderá haver novo plebiscito com a mesma finalidade no prazo de 12 anos.
Frente fria forma nuvem gigante e causa ventania na Grande Vitória
A chegada de uma frente fria acompanhada por ventos fortes na manhã desta terça-feira (5) assustou os moradores da Grande Vitória. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) a frente fria terá uma passagem muito breve pelo Espírito Santo, e há previsão de chuva fraca. De acordo com o Incaper, o arco de nuvens é popularmente conhecido como "nuvem rolo" e acompanha normalmente frentes frias ou tempestades. As rajadas de vento chegaram a 84 km/h na capital.
Segundo a assessoria da Infraero, um avião que vinha de Confins, em Belo Horizonte, precisou arremeter por causa da baixa visibilidade. A aeronave já estava no caminho de volta, quando foi informada que a nuvem já havia passado. O avião voltou e fez um pouso seguro. O atraso foi de apenas 20 minutos e não prejudicou o funcionamento do aeroporto.
"A formação dessa nuvem envolve o contraste entre massas de ar de diferentes tipos, temperaturas, umidade, densidade e o forte cisalhamento do vento, ou seja, a brusca mudança de direção e velocidade. Os ventos sopram de direções diferentes na base e no topo da nuvem, dando o formato de rolo típico deste tipo de nuvem, disposta na forma de um arco alongado. Essas nuvens se formam normalmente sobre o oceano e bem próximas às regiões litorâneas", falou o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.
domingo, 3 de agosto de 2014
Epidemia de ebola na África
A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da maior epidemia de febre hemorrágica em termos de pessoas afetadas, número de mortos e extensão geográfica.
O último balanço do organização, divulgado em 27 de julho, informa que já são 729 mortos – 47 deles em apenas quatro dias – e 1.300 casos da doença registrados.
O surto atual começou na República de Guiné em março deste ano, e se espalhou para os países vizinhos Serra Leoa e Libéria. Depois, a Nigéria registrou um caso.
Segundo dados da OMS, Guiné é o país com mais mortes – cerca de 350. Em seguida está Serra Leoa, com mais de 200 mortes, e o maior número de casos – mais de 500. Por último está a Libéria, com aproximadamente 150 mortes e pouco mais de 300 infectados.
Mais da metade dos infectados neste surto morreram, e a OMS teme a possibilidade de uma "propagação internacional" da doença.
No dia 1º de agosto, em reunião com os presidentes da Guiné, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim, a diretora-geral da organização, Margaret Chan, disse que o surto de ebola no oeste africano está "fora de controle", mas que pode ser barrado.
Apesar disso, a OMS não fez restrições a voos nem orientou o fechamento de fronteiras por causa da epidemia.
Mais de 350 morrem em terremoto no sudoeste da China
Mais de 350 pessoas morreram em um terremoto na região montanhosa da remota província chinesa de Yunnan, no sudoeste do país, neste domingo (3), segundo a agência estatal chinesa Xinhua. O terremoto de magnitude 6,1 também foi sentido nas províncias vizinhas de Guizhou e Sichuan.
O tremor aconteceu às 16h30 (5h30 de Brasília), a uma profundidade de 10 km, segundo o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). A TV chinesa mostrou imagens de moradores aterrorizados correndo para as ruas e prédios derrubados – um deles, uma escola. Segundo as autoridades, as comunicações com o local foram seriamente afetadas.
Moradores e as equipes de resgate trabalham no local em busca de sobreviventes. 357 pessoas morreram, mais de 1.400 ficaram feridas e outras 181 são consideradas desaparecidas, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
terça-feira, 29 de julho de 2014
Chuva de meteoros visível no país atinge pico nesta madrugada
Nesta madrugada, de terça para quarta-feira (30), uma chuva de meteoros visível a partir do Hemisfério Sul deve atingir seu pico. Trata-se da Delta Aquarídeos do Sul, que começou a ser visível em 21 de julho e se estende até o dia 23 de agosto.
De acordo com a Sociedade Americana de Meteoros, os meteoros da Delta Aquarídeos devem atingir a atmosfera a uma velocidade de 145 mil km/h. A expectativa é que possam ser vistos de 15 a 20 meteoros por hora, em uma condição de céu limpo e longe da claridade dos grandes centros urbanos.
domingo, 27 de julho de 2014
60% das cidades pernambucanas que sofrem com a seca receberam verba para shows
Apesar da justificativa dos deputados estaduais de que a destinação de emendas parlamentares para financiar shows em diversos municípios pernambucanos atende a uma demanda local, os representantes da Casa Joaquim Nabuco teriam motivo de sobra para “contrariar” esses pleitos. De acordo com um levantamento feito pelo JC, com base em dados atualizados da Casa Militar, aproximadamente 60% das cidades que receberam emendas para custear apresentações artísticas sofrem com os efeitos da seca. Os 59 municípios estão na relação de locais que decretaram estado de emergência em 2014 devido a estiagem.
Outro dado chama a atenção. Das 104 cidades que receberam as emendas “artísticas”, 57 estão na lista de municípios subdesenvolvidos. Esses locais apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre 0,500 e 0,599. Fazendo o cruzamento das duas listas - avaliação do último IDH e das que estão em estado de emergência - é possível chegar a um número de 38 localidades que poderiam ter suas situações melhoradas, caso essas emendas fossem destinadas para áreas como Educação, Saúde ou Infraestrutura.
Entre janeiro e julho, R$ 19,3 milhões foram destinados pelos deputados estaduais para pagamentos dos cachês de bandas. Cada parlamentar pode destinar anualmente até R$ 1,3 milhão do orçamento estadual para a área que achar necessário. Em alguns casos, é possível identificar deputados que escolheram “investir” todo o montante em apresentações, sobretudo no período das duas festas mais tradicionais do Estado, o Carnaval e São João.
Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota (PSB), disse que o assunto é delicado, já que o parlamentar é livre para destinar a verba, que normalmente surge das demandas dos gestores municipais. Ele ressaltou que as emendas poderiam ser destinada para um fundo de cultura ou que os percentuais para cada área, como Educação, Infraestrutura e Entretenimento, poderiam ser especificados.
quinta-feira, 24 de julho de 2014
IDH: Brasil sobe um degrau em ranking de qualidade de vida para 79ª posição
O Brasil subiu um degrau no novo ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O país ocupa agora a 79ª posição (junto com Geórgia e Granada) numa lista que inclui 187 nações. O IDH está em 0,744, o que mantém o Brasil na categoria de alto desenvolvimento humano, onde também estão outros emergentes como Rússia, China, Turquia e Uruguai. Pelos critérios da ONU, quanto mais próximo o indicador estiver de 1, maior é o desenvolvimento humano.
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) 2014, o Brasil avançou graças, principalmente, ao aumento da renda e da expectativa de vida da população. O documento aponta que a Renda Nacional Bruta (RNB) per capita do país subiu de US$ 14.081 em 2012 para US$ 14.275 em 2013, enquanto a expectativa de vida aumentou de 73,7 anos para 73,9 anos no mesmo período. O ranking do IDH divulgado em 2014 é relativo ao ano de 2013.
Já os indicadores de educação, que provocaram polêmica com o governo no ano passado, ficaram estáveis. A expectativa de anos de estudo (que significa quanto tempo se espera que uma criança ficará na escola) se manteve em 15,2 anos e a média de anos de estudo, em 7,2 anos. No entanto, o Pnud fez questão de destacar que isso não significa que o Brasil não fez avanços nesse campo.
— O Brasil avançou nas três áreas que compõe o IDH (saúde, educação e renda), mas isso não apareceu na educação porque as bases de dados ainda não captaram essas mudanças — explicou a coordenadora do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, Andréa Bolzon.
Avião com 116 pessoas a bordo cai na África
Como dizia Ariano Suassuna a diferença entre uma viagem de avião para a de carro é que na de carro os buracos sempre apareciam pelas péssimas estradas brasileiras, mais na de avião o buraco acompanhava a viagem inteira.
Um avião da Air Algérie que viajava de Uagadugu, em Burkina Faso, a Argel, caiu nesta quinta-feira (24) com 116 pessoas a bordo, segundo autoridades da agência de aviação da Argélia e a própria companhia.
“Posso confirmar que ele caiu”, disse um oficial argelino à Reuters, sem dar mais detalhes.
No Twitter, a Air Algerie informou que o avião teria caído na região de Tilemsi, a cerca de 70 km de Gao, no Mali.
O aeroporto de Uagadugu, por meio de seu site, informou que "as forças francesas estacionadas no Mali detectaram destroços do AH5017 no meio caminho entre Gao e Kidal, em uma área de deserto muito inacessível".
O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, disse que há aeronaves francesas buscando pelo avião da Air Algérie.
Segundo a companhia, o avião levava 110 passageiros e seis tripulantes – entre eles dois pilotos. Os tripulantes eram todos espanhóis, de acordo com o sindicato de pilotos comerciais espanhol Sepla.
A empresa informou ter perdido contato com a aeronave 50 minutos após a decolagem, em Uagadugu, capital de Burkina Faso.
A Air Algérie informou que "os serviços de navegação aérea tiveram o último contato com o voo AH 5017, que cobre o trajeto entre Uagadugu e Argel, neste dia 24 de julho à 1h55 GMT [22h55 de quarta em Brasília], 50 minutos após a decolagem”, afirmou a companhia, que acrescentou ter colocado em prática um “plano de emergência”.
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna
A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, priva a sociedade brasileira de um personagem ao mesmo tempo singular e polêmico: escritor, teórico, homem de um nacionalismo apaixonado e de uma aversão epidérmica às influências estrangeiras na cultura nacional. Um escritor de grande ambição artística e de fina e metódica construção literária. E um professor/palestrante tão entusiasmado e hábil em tecer causos que bem poderia ser chamado de "showman" – se esse termo tão estrangeiro não fosse, com certeza, desagradar o próprio Ariano, que certa vez disse, textualmente, em Porto Alegre:
– Para mim essa coisa de Xô era a palavra que a gente usava para espantar galinha.
Pode-se dizer que Ariano Suassuna foi um escritor que teve sua vida – e sua obra, em consequência – marcada nas raízes do Brasil.
domingo, 20 de julho de 2014
Entenda motivos dos dois lados do conflito entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza
A escalada de violência que começou em junho deste ano entre Israel e palestinos é o terceiro conflito do tipo desde a tomada da Faixa de Gaza pelo grupo islâmico Hamas, em 2007.
Entenda as exigências históricas e os argumentos de cada lado do confronto:
MOTIVOS DE ISRAEL
- O país afirma categoricamente que o Hamas é o responsável pelo sequestro e assassinato dos três adolescentes israelenses em 12 de junho.
- O Hamas não só atira foguetes de Gaza para o lado israelense, como também aumentou seu arsenal, que agora pode atingir o centro de Israel como nunca antes. Israel considera que não pode ficar parado em relação à situação.
- Israel alega que o Hamas esconde militantes e armas em locais residenciais em Gaza, por isso é necessário atacá-los, mesmo que isso signifique que civis estejam entre as vítimas.
- Para Israel, o Hamas é um grupo terrorista que não reconhece a existência do Estado de Israel e não aceita se desarmar.
MOTIVOS DOS PALESTINOS
- Um adolescente palestino foi sequestrado e morto em Jerusalém. A autópsia indicou que ele foi queimado vivo. Israel prendeu seis judeus extremistas pelo assassinato do garoto palestino, e três dos detidos confessaram o crime.
- A maioria dos palestinos considera o controle israelense sobre a Faixa de Gaza abusivo e a situação humanitária insustentável. Os moradores dependem de Israel para ter eletricidade, água, meios de comunicação e até moeda.
- Nos confrontos entre Israel e o Hamas, a força de ação do exército israelense é desproporcionalmente maior. Em todos os confrontos até agora, o número de mortes do lado palestino foi muito maior.
- Israel deteve centenas de militantes do Hamas em sua grande busca na Cisjordânia pelos três israelenses sumidos no mês passado.
Como começou o confronto?
A mais recente escalada de violência começou com o desaparecimento de três adolescentes israelenses na Cisjordânia. Israel acusou o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, do sequestro.
No dia 8 de julho, após um intenso bombardeio com foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos, a aviação israelense iniciou dezenas de ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. Os militantes de Gaza responderam aos ataques, disparando foguetes contra Tel Aviv. Após os bombardeios, Israel decidiu atacar Gaza por terra.
Por que Israel ataca a Faixa de Gaza com foguetes?
O ponto de vista israelense é de que o Hamas cresceu acostumado a lançar foguetes e nenhum país pode tolerar isso. Não fazer nada não é uma opção e atacar fortemente o grupo é a maneira que o governo enxerga de conseguir garantir sua paz. O Estado justifica a morte de civis nos bombardeios como fatalidades e culpa o Hamas por esconder militantes e armas em locais civis.
Como o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza?
A Faixa de Gaza foi tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005 - embora boa parte das fronteiras e territórios aéreos e marítimos ainda sejam controlados pelos israelenses. Em 2007, o grupo Hamas - considerado terrorista por Israel - venceu as eleições parlamentares palestinas, fato não reconhecido pelo opositor Fatah. O racha na administração fez com que o Hamas controlasse a Faixa de Gaza e o Fatah ficasse a cargo da Cisjordânia. Desde então, Israel e o Hamas não dialogam.
Como convivem os habitantes da Faixa de Gaza com a situação?
Para os palestinos, a situação em Gaza é insustentável. Desde a tomada do poder pelo Hamas, Israel impede a passagem por terra no norte e leste, e pelo mar a oeste, bloqueando também as viagens aéreas. O Egito completa o cerco com um controle pesado das fronteiras com a Faixa de Gaza no sul. A região de 1,7 milhões de pessoas está lotada de favelas em um território de menos de 35 km de extensão e com poucos quilômetros de largura.
Finlândia quer sua capital sem carros privados em 2025
Os finlandeses pretendem ter em breve um sistema de mobilidade urbana que elimine até 2025 o uso de carros privados. Isto pode ser feito com a utilização de transporte público, computação, muitos aplicativos de smartphones e acesso universal a eles.
Helsinki planeja transformar sua rede de transporte público existente em um sistema ponto-a-ponto de “mobilidade sob demanda” em dez anos. Isto deverá tornar os carros privados obsoletos.
A Finlândia já tem um sistema de transporte público de ônibus e bondes bastante amplo, além de muitas ciclovias. E no ano passado implantou o Kutsuplus, esquema de uso sob demanda que o apanha onde você quer e o leva onde quiser em pequenos ônibus com custo maior que o do transporte publico regular, mas menor que o de um taxi.
O novo modelo foi inspirado pela tese de mestrado da engenheira de transportes Sonja Heikkilä. Segundo ela, os jovens adultos de hoje estão mais preocupados com percursos convenientes: “Para eles, um automóvel não é mais um símbolo de status.”
O projeto prevê que os moradores ha cidade poderão planejar seus percursos e pagar adiantado com smartphones, que agregariam diversas opções de transporte, como balsas, ônibus, trens, carros e bicicletas partilhados, bondes e táxis, proporcionando a rota mais adequada.
O maior desafio é tornar o sistema acessível a todos, uma vez que requer o uso universal de smartphones e as pessoas teriam de estar dispostas a pagar mais do que pagam pelo transporte público no momento. Ainda, as gerações mais velhas teimarão em abrir mão de seus carros, calcula Heikkilä, de acordo com a Time.
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Brasil fica em 46° lugar em novo índice que mede a qualidade de vida
O Brasil ficou em 46° lugar entre 132 países em um ranking que mediu o Índice de Progresso Social (IPS) – um novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. O Brasil somou 69,97 pontos na média geral, em uma escala de 0 a 100 pontos.
A Nova Zelândia aparece em primeiro lugar, com 88,24 pontos, seguida por Suíça, Islândia, Holanda, Noruega e Suécia. Dos dez primeiros colocados, sete são da Europa – os outros dois são Canadá e Austrália. O último colocado foi o Chade, país da África, com 32,60 pontos.
Segundo esse novo índice, o Brasil ficou mais bem colocado que outras nações com Produto Interno Bruto (PIB) semelhante. O país foi também o primeiro entre os Brics – grupo de potências emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia (80° lugar), Índia (102°), China (90°) e África do Sul (69°).
Senai vai investir R$ 35 milhões para construir Faculdade Automotiva
De carona na implantação do centro de engenharia da Fiat em Pernambuco, o Senai vai investir R$ 35 milhões na construção de uma Faculdade Automotiva e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai oferecer seu primeiro curso de especialização na área. A Prefeitura do Recife vai ceder um terreno na área do complexo do Porto Digital (provavelmente no bairro de Santo Amaro) para instalar a faculdade, com previsão de começar a funcionar em 2016.
“Seremos o primeiro Senai do Brasil a oferecer o curso de bacharelado em engenharia automotiva. Enquanto o novo prédio não fica pronto vamos funcionar numa locação provisória (também cedida pela PCR), com ideia de começar uma primeira turma de 50 a 60 alunos já em 2015”, adianta o diretor regional do Senai, Sérgio Gaudêncio. Há cinco meses a instituição desenha o projeto. Durante esse tempo, a diretoria do Senai peregrinou por São Paulo para conhecer experiências de cursos na área.
“O BNDES vai financiar a faculdade. Precisamos que a PCR defina a doação do terreno para que possamos dar entrada no projeto junto ao Ministério da Educação”, diz.
A proposta do Senai é transformar a faculdade num complexo de ciência e tecnologia, trazendo para a instituição os cursos de tecnologia da informação e de mecatrônica que são ministrados na escola de Santo Amaro. A intenção do Senai é apresentar o projeto ao MEC ainda este ano.
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Acaba o vestibular da UFPE: instituição vai aderir ao Sisu
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu, durante reunião na manhã desta quinta-feira (3), aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Com isso, o tradicional vestibular da instituição, um dos mais concorridos do Estado e liderado pela Covest, deixa de existir já a partir deste ano. Para ingressar na UFPE, os feras terão apenas que fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e depois se inscrever no Sisu. Não haverá mais, nesse caso, prova de disciplina específica.
A decisão foi tomada após a votação de 40 membros do conselho. Trinta e seis votaram a favor da adesão integral ao Sisu, enquanto dois foram contra e dois se abstiveram.
O único vestibular que deve ser mantido é o do meio do ano do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), que seleciona alunos para 12 cursos de engenharia.
terça-feira, 1 de abril de 2014
Tremor de 8,2 graus atinge região norte do Chile causando alerta de tsunami para costa pacífica
SANTIAGO - Um forte terremoto foi registrado na noite desta terça-feira, 1º, na região norte do Chile, na fronteira com o Peru. O governo chileno emitiu um alerta de tsunami e ordenou a desocupação de toda a costa do país. A medição da intensidade do tremor variava segundo o serviço geológico consultado, indo de 8,2 a 8,3 graus na escala Richter. A Marinha peruana também emitiu um alerta de tsunami - terremoto foi sentido com força nas regiões de Tacna, Moquegua e Arequipa.
Autoridades chilenas enfatizaram que moradores das cidades de Arica, Parinacota e Tarapaca para deixar a costa. Segundo o site wikisismos, as ondas chegaram 1,80m em Pizagua, a 1,62m em Iquique e a 1,58 em Patache. Não havia relatos de feridos ou danos, mas centenas de chilenos deixaram suas casas em direção a regiões mais altas.
O Observatório Oceânico e Atmosférico dos EUA (NOAA) avaliava se deveria estender o alerta de tsunami para o Havaí. O Serviço Geológico dos EUA diz que o terremoto teve seu epicentro registrado a 86 quilômetros e a 10 quilômetros de profundidade a noroeste de Iquique, no Chile, às 20h46.
"Um terremoto deste tamanho tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo capaz de atingir o litoral próximo do epicentro dentro de minutos e as costas mais distantes em questão de horas ", diz um comunicado do Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.
O tremor atingiu uma área que tem sido abalada por vários terremotos ao longo das duas últimas semanas. O mais recente sacudiu edifícios em partes da Bolívia e do Peru.
O Chile é um dos países mais propensos do mundo a terremotos. Um tremor de 8,8 graus, seguido por um tsunami, na região central em 2010 matou mais de 500 pessoas, destruiu 220 mil casas e varreu portos e resorts. O mais forte terremoto já registrado também ocorreu no Chile – um tremor de 9,5 graus em 1960 que matou mais de 5 mil pessoas.
terça-feira, 25 de março de 2014
Em tentativa de isolar Putin, potências excluem Rússia do G8
As nações industrializadas que formam o G7 decidiram interromper os 16 anos de colaboração com o governo russo depois da movimentação de Moscou na Ucrânia e ameaçaram intensificar as sanções. A medida é uma tentativa de reforçar o isolamento do Kremlin, em resposta à anexação da península da Crimeia, mas pode ser insuficiente para frear as ambições de Vladimir Putin.
Na Holanda, líderes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão reuniram-se nesta segunda-feira pela primeira vez como G7 desde em 1998, quando a Rússia passou a integrar o grupo, conhecido desde então como G8. Os países também decidiram cancelar uma reunião do grupo que seria realizada em junho, em Sochi, sede das Olimpíadas de Inverno em fevereiro. O encontro deverá ser realizado em Bruxelas.
“Continuamos prontos para intensificar as ações, incluindo sanções coordenadas setoriais que terão um impacto significativo sobre a economia russa”, diz um comunicado divulgado após a reunião. Os líderes também afirmaram que estão suspensos os encontros com representantes de Moscou sob a configuração do G8. “Em resumo, a Rússia está suspensa do G8”, disse um integrante do governo americano ao Wall Street Journal.
segunda-feira, 17 de março de 2014
Resultado final aponta 96,8% dos crimeios a favor da união à Rússia
Uma maiorida de 96,8% dos votos do referendo realizado neste domingo (16) na Crimeia apontou que é a favor da união da República Autônoma da Crimeia à Rússia, informou nesta segunda-feira (17) Mikhail Malishev, chefe da comissão eleitoral local, após a apuração total dos votos, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Isso representa 1,2 milhão de eleitores.O parlamento crimeano aprovou os resultados do referendo e e pediu oficialmente a Moscou para que aceite a república separatista ucraniana dentro da Federação Russa.
Também nesta segunda, o presidente do legislativo crimeano, Vladimir Konstantinov, anunciou que as unidades militares ucranianas no território da Crimeia serão dissolvidas, mas os militares poderão continuar a viver na península se desejarem.
"Tudo o que se encontra aqui no território, claro, nacionalizaremos. As unidades militares serão dissolvidas, e os que quiserem podem continuar a viver aqui, por favor", afirmou Konstantinov, que acrescentou que "será um processo de reorganização normal".
Ele também deu as boas-vindas aos militares que quiserem jurar lealdade à nova formação autoproclamada. E assinalou que os militares ucranianos que desejarem ficar na península "encontrarão um exército normal, sério, e terão a oportunidade de obter um bom salário, digno e de servir a nossa pátria".
domingo, 16 de março de 2014
Ucrânia e Rússia concordam com trégua na Crimeia até 21 de março
Os governos da Rússia e Ucrânia concordaram com uma trégua na região separatista da Crimeia até o dia 21 de março, informou o ministro interino da Defesa da Ucrânia, Ihor Tenyukh. O território ucraniano realiza neste domingo (21) um referendo sobre uma possível anexação à Rússia - apesar de todos os protestos e das tentativas das potências ocidentais de impedir a votação. "Nenhuma medida será tomada contra nossas unidades militares na Crimeia durante esse tempo", disse Tenyukh, segundo a agência de notícias Reuters.
A crise - a pior entre Ocidente e Oriente depois do fim da Guerra Fria - aumentou a tensão no leste da Ucrânia, onde ao menos duas pessoas morreram desde sexta-feira (14).
domingo, 9 de março de 2014
Neto de Henry Ford morre nos EUA aos 88 anos
William de Clay Ford Sr., o último neto vivo do fundador da Ford Motor e da teoria do Fordismo, Henry Ford, morreu neste domingo (9) aos 88 anos por causa de uma pneumonia.comunicou a empresa norte-americana.
Ford, proprietário do Detroit Lions, da Liga Nacional de Futebol, e pai de William Clay Ford Jr., atual presidente-executivo da montadora, morreu em sua residência no subúrbio de Detroit Grosse Pointe Shores.
sexta-feira, 7 de março de 2014
UPE vai usar redação do Enem no vestibular
A Universidade de Pernambuco (UPE) decidiu não mais aplicar prova própria de redação no vestibular tradicional. A partir deste ano, passa a valer a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, durante reunião realizada no último dia 27. Na divulgação do listão do último vestibular, no final de janeiro, o reitor da UPE, Carlos Calado, já havia divulgado a intenção da instituição de aproveitar a redação do Enem.
Desde o ano passado, a UPE usa o Enem como primeira fase do vestibular. A segunda etapa é realizada pela universidade. "Vale ressaltar que no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) manteremos a redação aplicada por nós", afirma o presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.
Ernani Martins informa que o conteúdo programático do vestibular e do SSA é o mesmo do ano passado. "Está havendo um boato de que iríamos acabar com o SSA. Isso não procede. O sistema seriado está cada vez mais fortalecido, com 40% do total de vagas das graduações. Os 60% restantes são para o vestibular tradicional", destaca o presidente da comissão do vestibular.
quinta-feira, 6 de março de 2014
Crimeia pede para fazer parte da Rússia; entenda a crise
O Parlamento regional da Crimeia, uma república autônoma da Ucrânia que ocupa uma península no sul do país, aprovou nesta quinta-feira (6) uma moção em que pede à Federação Russa que a região passe a fazer parte do país.
De acordo com os parlamentares, se o pedido foi aceito pelas autoridades de Moscou - que ainda não se pronunciaram -, a separação da Ucrânia será colocada em votação em um referendo no dia 16 de março.
A Crimeia, cuja maioria da população é russa ou de origem russa, está no centro da tensão entre Moscou e Kiev. Tropas pró-Rússia mantém o controle sobre a península há vários dias.
O governo provisório da Ucrânia não conhece o governo da Crimeia, que foi empossado em uma sessão de emergência no Parlamento na semana passada. O primeiro-ministro interino em Kiev, Arseniy Yatsenyuk, disse que a Crimeia se juntar à Rússia seria inconstitucional. O argumento é que o Parlamento da Crimeia não tem poderes para determinar a secessão.
Por sua vez, o vice-primeiro-ministro da Crimeia, Rustam Temirgaliev, disse que as autoridades no poder em Kiev não são legítimas e descartou a alegação de inconstitucionalidade.
No leste da Ucrânia, onde há uma significativa população russa, o líder dos ativistas pró-Rússia da cidade de Donetsk, Pavel Gubarev, foi detido por forças de segurança ucranianas no momento em que estava dando uma entrevista para a BBC. Donetsk tem sido palco de confrontos entre forças pró e contrárias à Rússia nos últimos dias.
Os desdobramentos na Ucrânia ocorreram no mesmo dia em que representantes da União Europeia e ucranianos estão reunidos em Bruxelas para uma reunião de emergência, em que discutem a situação na ex-república soviética.
A crise começou em novembro de 2013 quando o governo do então presidente ucraniano Viktor Yanukovych anunciou que havia abandonado um acordo que estreitaria as relações do país com a União Europeia. Posteriormente o governo procurou uma aproximação maior com a Rússia.
Manifestantes contrários ao governo, que lutavam pelo fortalecimento das ligações da Ucrânia com a União Europeia, exigiram a renúncia de Yanukovych e eleições antecipadas.
sábado, 22 de fevereiro de 2014
Parlamento ucraniano destitui presidente e marca eleição para maio
O Parlamento Ucraniano determinou neste sábado (22) a destituição do presidente Viktor Yanukovich, considerado constitucionalmente inábil para prosseguir em suas funções, e marcou novas eleições para o dia 25 de maio. A decisão foi tomada após o presidente deixar Kiev e seguir para o interior do país.
Dos 450 integrantes do Parlamento, 328 apoiaram a moção que considerou Yanukovich impossibilitado de cumprir suas obrigações constitucionais. A votação ocorreu após dezenas de deputados do partido de Yanukovich abandonarem o governo.
UFPE planeja campus em Goiana
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai apresentar em abril, ao Ministério da Educação, o projeto de um campus em Goiana. A proposta é integrar o mundo acadêmico à nova economia da região, com pesquisas, laboratórios – e especialmente a oferta de cursos relacionados ao polo industrial da Fiat, os principais de graduação e pós-graduação em engenharia automotiva. Se tudo for aprovado, outros cursos e áreas de conhecimento também serão beneficiados, como a farmacoquímica, ligada à fábrica de medicamentos hemoderivados (derivados de sangue), a estatal Hemobrás.
A ideia de levar a UFPE para a Mata Norte já é discutida há algum tempo, mas ganhou corpo. Segundo o reitor da universidade, Anísio Brasileiro, mês que vem a instituição fará uma visita oficial ao prefeito de Goiana, Fred Gadelha, para tratar especificamente da proposta.
“Vamos entregar o projeto ao ministro da Educação, José Henrique Paim, em abril. Se as análises derem certo, em 2015 vamos instalar uma unidade da UFPE em Goiana”, afirma Brasileiro.
A universidade já conta com dois centros acadêmicos fora do Recife. O primeiro foi o de Caruaru, ativo desde março de 2006, com foco no polo de confecções do Agreste e na agroindústria. Lá são ofertados cursos diversos, a exemplo de administração, economia e design. O segundo, em funcionamento desde agosto de 2006, é o de Vitória de Santo Antão, onde são ofertados cursos como enfermagem, nutrição e ciências biológicas.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Primeiro carro fabricado pela Fiat no estado chega ao mercado após março de 2015
O vice-presidente executivo mundial da área de manufatura do Grupo Fiat Chrysler, Steffan Ketter, informou que os trabalhos de construção da primeira unidade da indústria no Nordeste já avançaram 75% e que após o mês de março do próximo ano a empresa colocará no mercado o primeiro automóvel fabricado em Pernambuco.
A partir de 2015, serão produzidas 200 mil unidades anuais, inicialmente destinadas ao mercado interno. O modelo, no entanto, ainda é um segredo guardado a sete chaves. A empresa quer ampliar as fatias de participação no mercado, que chega a 26% no Nordeste e a 22,5% no país.
A fábrica vem sendo implantada no município de Goiana, na Zona da Mata Norte, região tradicionalmente ocupada pela agroindústria açucareira, e onde estão sendo investidos R$ 7 bilhões na implantação do polo automotivo, que gerará um total de sete mil empregos, sendo que três mil na própria indústria e 4 mil no parque de fornecedores. Os números foram anunciados pelo executivo. Ele garantiu que os carros fabricados no estado terão índice de nacionalização de 80%, dos quais 40% serão produzidos em Pernambuco.
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Em jogo histórico, Estados Unidos vencem Rússia nas Olimpíadas de Soshi
Rússia e Estados Unidos fizeram neste sábado o duelo mais esperado nesta primeira semana dos Jogos Olímpicos de Sochi. Rivais desde a época da Guerra Fria, se enfrentaram depois de viverem um período de disputa ideológica que perdurou por mais de 40 ano, esse encontro foi adiado desde as Olimpíadas de Moscou na Rússia em 1980 quando os Estados Unidos liderou um boicote que contou com o apoio de vários países, a grande maioria, no entanto, seguiu o exemplo dos EUA e não enviou ninguém aos Jogos - os atletas norte-americanos perderiam o passaporte se tentassem viajar para competir na União Soviética. Os tempos são outros e a Guerra Fria se foi, assim como a União Soviética se dissolveu no fim de 1991. Na porta do Bolshoi Ice Dome, o clima era de paz entre torcedores russos e os poucos americanos que apareceram. Houve até fotos lado a lado tiradas pelos rivais.
O acerto e o erro dos black blocs
O acerto dos black blocs foi no diagnóstico que eles fizeram: sim, é verdade que há uma crise de representatividade do estado. É verdade também que nossos governantes em todos os níveis estão carecendo de legitimidade. É verdade sim que nossa democracia está necessitando de verdadeira democracia. É verdade que uma dúzia de financiadores de campanha controlam as eleições, doando para uma boa parte dos candidatos. É verdade também que nossa polícia está em parte numa crise moral, diante da constatação de que ela está cheia de assassinos e de corruptos, e que essa crise moral abala sua autoridade.
Tudo isso é verdade.
Já o erro dos black blocs foi a estratégia. Não quero ficar discutindo aqui se o uso da violência é ou não moral. Mas, independente da validade moral, é uma tática ruim quando o objetivo é ganhar o apoio da população. Usar violência para conseguir algo que depende da simpatia dos outros não funciona, simples assim. Ainda mais neste mundo de hoje, hiperconectado. Ninguém ganha a opinião pública explodindo coisas.
Essa foi a maior lição da luta por direitos civis nos Estados Unidos dos anos 60, liderada por Martin Luther King Jr. A sacada de King para expor o absurdo do apartheid americano foi usar a tática da “não-violência”, inspirada pela luta da independência da Índia contra os colonizadores britânicos.
“Não-violência” é bem diferente de “pacifismo”. Pacifismo significa ser contra a guerra – qualquer guerra, em qualquer momento. Já não-violência é uma estratégia de luta: significa resistir, recusar-se a colaborar, mas jamais reagir violentamente contra um adversário mais forte e errado. Essa estratégia é dificílima de implementar, porque não é fácil controlar os ânimos de multidões, ainda mais debaixo de cacetada. Mas os resultados são fantásticos: a resistência não-violenta expõe o agressor ao ridículo e conquista muito rápido o apoio do povo.
inspirados por um diagnóstico correto, os black blocs foram dominando as manifestações com uma estratégia errada, determinados a usar a força para combater aqueles que eles consideram seus inimigos: a polícia, os políticos, a mídia tradicional. Essa estratégia não tinha chance de dar certo por dois motivos: 1) eles jamais serão capazes de derrotar o estado pela força e 2) ao tentar isso, eles desmobilizaram o grosso da população e tornaram-se presas fáceis de um contra-ataque baseado na destruição de suas reputações.
Jamais os black blocs deveriam ter saído mascarados às ruas – a opinião pública nunca irá apoiar quem não mostra a cara. Jamais eles deveriam ter permitido depredações ou atos violentos – com isso eles atraíram “apoiadores” que só queriam brigar e quebrar, ou seja, o pior tipo de aliado, mais como cobrar deles se eles montavam um grupo de porta bandeira que recebiam em torno de 150 reais para bater e brigar com quem tivesse na frente da guarda.
O resultado é um impasse, que deixa o Brasil num suspense angustiante. Oito meses depois do início das manifestações, o cenário moral do Brasil é de terra arrasada. Não sobrou quase nada em pé. Os manifestantes são vistos como irresponsáveis e violentos. A polícia revelou-se despreparada e incapaz de fazer seu trabalho (proteger os cidadãos). A reputação dos políticos está abaixo do que se espera deles.Vários personagens da mídia comprometeram sua credibilidade ao entrar no confronto e faltar com a verdade em algumas ocasiões. O governo está calado, e a oposição não tem respostas. A opinião pública está raivosamente dividida.
Estamos num beco sem saída. Só fico torcendo para que a desconfiança generalizada e o ódio que dominou tudo não nos desviem daquela necessidade primeira, a que começou tudo: a necessidade de mudar. Não falo de mudar o partido que está no poder. Falo em mudar a forma de conceber e de dividir o poder. As lideranças capazes de mudar tudo – a política, os partidos, o governo, a polícia, os negócios, a mídia, as ruas – existem. Agora elas precisam aparecer e apontar o caminho para fora dessa crise generalizada. De cara aberta.
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
Quase todas as populações da Terra são resultado do encontro de povos
Todo mundo tem curiosidade de saber suas origens. Muitos constroem uma árvore genealógica, conseguindo resgatar parentescos distantes, para além de tataravós. Agora, cientistas retrocederam 160 gerações da história dessa grande família que é a humanidade. Juntando análises genéticas de 95 grupos distintos e informações sobre eventos complexos, como a expansão do Império Mongol, eles construíram um atlas das interações humanas ao longo dos últimos 4 mil anos.
Os pesquisadores da Universidade College London constataram que quase todas as populações atuais são o produto de miscigenações que, ao longo dos milênios, ocorreram tanto entre povos vizinhos quanto entre indivíduos separados por milhares de quilômetros de distância. Eles analisaram amostras genéticas de 1.490 indivíduos de 95 populações, de onde catalogaram 474.491 marcadores do DNA. Os dados foram inseridos em um computador, que gerou um algoritmo. A partir daí, calculou-se a época em que grupos diferentes se encontraram, gerando descendentes que carregaram, no DNA, essa miscigenação.
“Muitos pesquisadores estão estudando o DNA humano e a história, e isso tem revelado como as pessoas se espalharam ao redor do globo”, explica o geneticista Garrett Hellenthal, principal autor do estudo. “Essas migrações produziram distintas populações, com pequenas diferenças genéticas entre elas. Quando esses grupos se reuniram por motivos diversos, como novas ondas de migrações ou devido a invasões, e as pessoas tiveram filhos, ocorreram as misturas, que deixaram assinaturas no DNA de cada um. No nosso trabalho, usamos material genético de muitas pessoas de todo o planeta para identificar quando ocorreram essas misturas e quais grupos deram origem a elas”, esclarece Hellenthal.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Fenômeno da natureza provoca prejuízos bilionários nos EUA
Um fenômeno da natureza tem provocado prejuízos bilionários nos Estados Unidos. O mais recente foi na madrugada de nesta quarta-feira (12) no Kentucky.
Às 5h38, no Museu Nacional do Corvette, estado de Kentucky, o chão começa a ceder. Poucos segundos depois, os carros são engolidos pelo buraco.
Na cratera de 12 metros de diâmetro e 9 metros de profundidade caíram oito veículos, todos modelos do esportivo que é um ícone nos Estados Unidos.
Um preto, uma raridade, é de 1962. O branco, de 92, é um marco histórico: o milionésimo Corvette a ser fabricado.
O museu ainda não calculou o prejuízo, mas afirmou estar coberto por seguro.
A formação de sumidouros nos Estados Unidos chamou a atenção do governo federal, que agora está estudando o fenômeno, principalmente na Flórida, onde ele é mais comum. Quase cinco mil afundamentos são registrados lá todos os anos. Entre 2006 e 2009, eles custaram o equivalente a R$ 3,3 bilhões às seguradoras do estado.
Em novembro de 2013, uma casa foi parcialmente destruída por uma enorme cratera que se formou debaixo dela. Poucos meses antes, a ala inteira de um hotel perto de um dos parques temáticos mais famosos do mundo foi engolida.
O geólogo Drew Glasbrenner, na Flórida, explicou que 20% do território dos Estados Unidos são propensos a formação de sumidouros. Segundo ele, o solo da Flórida é muito parecido com o de Kentucky, onde fica o museu dos carros.
Essas regiões têm subsolo de pedra de calcário, que vai dissolvendo na água com o tempo. Quando a pedra desaparece, a terra por cima fica sem sustentação e cai de repente. Em alguns casos, os acidentes foram fatais.
No ano passado, um homem morreu quando um buraco se abriu debaixo do quarto onde dormia. O corpo nunca foi encontrado.
Assinar:
Postagens (Atom)