Diário online das aulas de Geografia do Prof. Paulo Roberto, comentários sobre atualidades, notícias do ENEM e dos vestibulares, revisão das principais aulas e muito mais.
sábado, 23 de março de 2013
A Hora do Planeta
quinta-feira, 21 de março de 2013
Hoje teremos mais uma vez " A Hora do Planeta" ta chegando a hora participe você também!!!!


terça-feira, 19 de março de 2013
Chuva atinge cidades do Sertão paraibano no Dia de São José

Enquanto isso....Chuvas matam mais de 30 em Petrópolis no RJ

Dia de São José...Fé x previsão do tempo


quinta-feira, 14 de março de 2013
Brasil melhora IDH, mas mantém 85ª posição no ranking mundial
O Brasil registrou melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2012, mostra relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quinta-feira (14), mas manteve a posição no ranking mundial registrada no ano anterior, 85º lugar.
Isso aconteceu, segundo a ONU, porque a melhora no progresso humano ocorreu em diversos países. Das 187 nações das quais a ONU coleta dados, 108 países mantiveram suas posições. Outros 44 países perderam colocações e 35 subiram no ranking, como África do Sul e Panamá.
O IDH é um índice medido anualmente pela ONU com base em indicadores de renda, saúde e educação. O índice varia em uma escala de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais elevado é o IDH. O ranking divide os países em quatro categorias: nações com índice de desenvolvimento "muito elevado", "elevado", "médio" e "baixo".
O Brasil registrou IDH de 0,730, ante 0,728 em 2011, o que inclui o país entre os de desenvolvimento elevado. Nas últimas duas décadas, o país registrou crescimento de 24% no IDH, conforme a ONU - passou de 0,59 em 1990 para 0,73 em 2012.
A primeira colocação no ranking mundial permanece com a Noruega (0,955), seguida por Austrália (0,938) e Estados Unidos (0,937). Os três piores colocados são Moçambique (0,327), Congo (0,304) e Niger (0,304).
O Brasil está atrás de quatro países da América do Sul, como Chile (40º lugar), Argentina (45º), Uruguai (51º) e Peru (77º). Entre outros vizinhos, fica na frente de Equador (89º) e Colômbia (91º).
quarta-feira, 13 de março de 2013
A Igreja católica já tem seu novo Papa; Argentino Jorge Mário Bergoglio e se chamará Papa Francisco

segunda-feira, 11 de março de 2013
Ilhas Malvinas aprovam domínio britânico por 98,8%
Os habitantes das Ilhas Malvinas aprovaram nesta segunda-feira, por maioria esmagadora, a permanência do território sob o domínio britânico, em um referendo destinado a enviar uma clara mensagem à Argentina, que considerou a votação ilegal.
No total, 92% dos 1.672 eleitores das ilhas votaram no referendo, e 98,8% disseram "sim" à permanência das Malvinas como território autônomo britânico, segundo números oficiais.
_(Chile_centered).svg.png)
PIB de PE cresce mais que o dobro do Brasil, mas aquém do esperado
O desempenho pernambucano referente aos números do Produto Interno Bruto (PIB) no acumulado de 2012 foi mais uma vez maior que o do Brasil, como vem acontecendo nos últimos anos. Os dados foram apresentados na Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) , no Recife, nesta segunda-feira (11). O PIB estadual cresceu 2,2%, incremento maior que os 0.9% brasileiros, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (1º). Em 2011, o PIB de Pernambuco havia crescido 4,5%, enquanto o do Brasil teve aumento de 2,7%.
Apesar do desempenho positivo, o índice estadual é menor que os 3,5% previstos durante a divulgação do 3º trimestre pela agência, que revisou os 5% anunciados no começo de 2012. "Esses resultados devem ser lidos dentro de um contexto de crise, que vem se aprofundando principalmente na Europa. A economia europeia é um elemento importante na economia mundial e afeta a economia brasileira. Ainda assim, crescemos mais que o dobro do Brasil e, certamente, nossa desempenho não foi melhor por causa da seca que atingiu a agropecuária", afirma o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães.
sábado, 9 de março de 2013
Rússia e África do Sul serão as primeiras viagens de Xi como líder chinês

sexta-feira, 8 de março de 2013
Feliz Dia Internacional da Mulher
Parabéns a todas as mulheres vcs fazem parte e abrilhantam meu trabalho e meu dia muita paz, e muito amor nesse dia tão especial.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Assassinatos no Brasil entre 2004 e 2007 superam mortes em guerras.

terça-feira, 5 de março de 2013
Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente da Venezuela

segunda-feira, 4 de março de 2013
UPE divulga segundo remanejamento do vestibular 2013

sábado, 2 de março de 2013
Baixo crescimento e real mais fraco fazem Brasil perder posto de sexta maior economia do planeta
Além de colocar o país no fim da fila entre as principais economias emergentes, o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 fez o Brasil perder para o Reino Unido o posto de sexta maior economia do mundo. Mesmo tendo crescido apenas 0,2%, diante de uma expansão de 0,9% do Brasil, a economia britânica recuperou a posição que havia perdido um ano antes, devolvendo aos brasileiros o sétimo lugar na lista.
A taxa do PIB brasileiro foi menor até que a de países avançados, que sofreram mais com a crise, como os Estados Unidos (que cresceu 2,2% em 2012), e o Japão (1,9%), uma economia madura que tradicionalmente cresce pouco. A média de crescimento mundial, de 3,2% no ano passado, também foi muito maior do que o avanço da atividade econômica no Brasil.
sexta-feira, 1 de março de 2013
Calor deve piorar em Pernambuco, diz especialista
A sensação de forte calor que os pernambucanos têm vivido nos últimos dias deve continuar até o fim de abril, quando devem ser alcançadas as mais altas temperaturas do ano. Segundo o professor de climatologia do curso de ciências ambientais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lucivânio Jatobá, o fenômeno é normal para o período e se deve ao posicionamento da Terra em relação ao Sol.
Entre os meses de fevereiro e março, devido ao movimento de translação, o Sol se posiciona exatamente sobre os estados de Pernambuco e Paraíba, aumentando a insolação sobre a região. Os dias mais quentes serão registrados entre 21 e 28 de abril, quando as temperaturas começam a cair com a chegada de maio.
Segundo o especialista, a sensação mais forte de calor não está diretamente relacionada ao aquecimento global, mas com a seca que o Nordeste enfrenta desde o ano passado. "A nebulosidade está baixa; então os raios solares atingem o solo diretamente", explica Jatobá, sobre as nuvens que normalmente aliviam a sensação durante o período.
Com a incidência direta do Sol, o solo aquece mais rápido com as chamadas ondas curtas. O calor se intensifica quando o solo aquecido repassa o calor para a atmosfera (ondas longas), aumentando a sensação térmica.
No Sertão, o forte calor se alia à baixa umidade do ar e pode ser um risco para a saúde. Segundo registros do Laboratório de Meteorologia do Itep, o município de Ibimirim chegou a 21% de umidade relativa, próximo ao nível de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para se proteger, é recomendado beber bastante água, evitar exposição ao Sol entre as 10h e as 16h e a prática de exercícios ao ar livre nesse período.
Assinar:
Postagens (Atom)