
Diário online das aulas de Geografia do Prof. Paulo Roberto, comentários sobre atualidades, notícias do ENEM e dos vestibulares, revisão das principais aulas e muito mais.
sábado, 25 de junho de 2016
Reino Unido decide sair da União Europeia

segunda-feira, 20 de junho de 2016
Erosão fazem MPPB pedir interdição de tráfego em trecho da falésia do Cabo Branco
A erosão continua a ameaçar a falésia do Cabo Branco que abriga a Ponta do Seixas, conhecida como ponto mais oriental das Américas, em João Pessoa. No fim de 2013, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) pediu a interdição do tráfego de veículos no trecho que vai da altura da Estação Ciência até o mirante.
Na concepção do MPPB, enquanto medidas não forem tomadas para amenizar o impacto dos ventos e das ondas sobre a barreira do Cabo Branco e do Seixas, o movimento de veículos sobre a barreira, principalmente na pista mais próxima dela, pode representar perigo de agravamento da situação, podendo inclusive provocar desmoronamentos.
Levantamentos feitos sobre a área mostram que, por ano, a barreira do Cabo Branco vem diminuindo no mínimo 40 centímetros, por conta dos efeitos naturais da erosão provocada pela força das ondas e pela infiltração da água das chuvas.
Como a vegetação nativa de restinga do local vem diminuindo a olhos nus, a proteção natural contra a infiltração da água das chuvas em trecho da barreira é uma realidade que não deve ser desconsiderada.
Quem transita pela área com o objetivo de conhecer o ponto mais oriental das Américas percebe que em alguns trechos bem próximos à barreira, existem fitas impedindo o acesso de pessoas, justamente por conta do perigo que o local representa, com pequenos trechos sem vegetação e em crescente destruição provocada pelas enxurradas comuns da época de chuvas na faixa litorânea.
Ponto mais oriental ameaçado
Há cinco anos, professores pesquisadores das universidades federais da Paraíba e Pernambuco fizeram um estudo da área coordenado pela então gestão da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa. As áreas mais críticas apontadas foram justamente a Barreira do Cabo Branco, a Praça de Iemanjá e a Praia do Seixas.
Uma projeção feita pelos estudiosos ao final da pesquisa, em 2009, era de que num futuro próximo, em cerca de 20 anos, a Paraíba poderia perder o título de ponto mais oriental das Américas por conta da destruição causada pela erosão na Barreira do Cabo Branco, onde estão localizados o Farol e a Ponta do Seixas, caso nenhuma medida de contenção fosse iniciada naquela época, para tentar desacelerar esse processo natural.
domingo, 12 de junho de 2016
Estado Islâmico assume autoria do massacre em casa noturna em Orlando

Morador de rua morre na Paulista e polícia suspeita do frio

sexta-feira, 10 de junho de 2016
O que é a sensação térmica - e como ela explica o frio 'siberiano' no sul do Brasil


segunda-feira, 6 de junho de 2016
Sisu: UFPE divulga mudança em pesos e notas mínimas em 14 cursos

Assinar:
Postagens (Atom)