domingo, 15 de maio de 2011

Tremor de 6 graus atinge Atlântico a cerca de 1,2 km da costa do Brasil














Um tremor de magnitude 6 foi registrado no oceano atlântico a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.277 quilômetros de Natal nesse domingo(15) , às 10h08, horário de Brasília. As primeiras informações indicam que o tremor não foi sentido nem no arquipélago nem muito menos na capital potiguar.

O abalo no mar foi sentido numa profundidade de 9 km, abaixo do fundo do mar e tem histórico de instabilidade, por está em cima de uma falha geológica.

É muito importante lembrar que não existe risco algum de um possível tsunami, porque ocorreu em um lugar de águas profundas com cerca de 4 mil metros. Para haver um tsunami seria preciso um sismo mais forte e mais proximo da costa.

O tremor é considerado de médio a grande impacto, mas se comparado com o histórico da região pode ser classificado como normal. É um sismo com magnitude esperada para essa região e que ocorre a cada 5 anos. A falha se encontra entre as placas tectônicas Sulamericana e Africana e como se sabe há um movimento constante de separação de placas, o mesmo que provoca um afastamento entre os dois continentes.

Nenhum comentário: