Diário online das aulas de Geografia do Prof. Paulo Roberto, comentários sobre atualidades, notícias do ENEM e dos vestibulares, revisão das principais aulas e muito mais.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Atenção para uma revisão em Geografia da Paraíba
Dados Geográficos
Limites: Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará e Oceano Atlântico
Mesorregião: 4
Microrregiões: 23
Municípios: 223
Capital: João Pessoa
Governador: Ricardo Coutinho
Área: 56.439 Km²
População: 3.766.834 hab
Densidade demografica: 66,74 hab\Km²
Indicadores Sociais
Expectativa de vida: 69,4 anos – 23°
Mortalidade infantil: 36,5%o – 24°
Analfabetismo: 23,5% - 24°
PIB: 17°
IDH: 0,718 – 24°
Cidades importantes
Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo.
Relevo
A maior parte do território paraibano é constituída por rochas resistentes, e bastantes antigas. O relevo é modesto, mas não muito baixo, 66% do território se encontra entre 300 e 900 m de altitude.
Distribuição do Relevo por mesorregião
• No litoral temos a Planície Litorânea que é formada pelas praias e terras arenosas.
• Na região da mata, temos os tabuleiros que são fomados por acúmulos de terras que descem de lugares altos.
• No Agreste, temos algumas depressões que ficam entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema, onde apresenta muitas serras, como a Serra de Teixeira, etc.
No sertão, temos uma depressão sertaneja que se estende do município de Patos até após a Serra da Viração.
A Serra de Teixeira é uma das mais conhecidas, com uma altitude média de 700 metros, onde se encontra o ponto culminante da Paraíba, a saliência do Pico do Jabre, que tem uma altitude de 1.197 metros acima do nível do mar, e fica localizado no município de Maturéia.
Clima
• O clima nesta região varia de acordo com o relevo. Na Baixada Litorânea e na encosta leste da Borborema predomina o clima tropical úmido, com chuvas de outono-inverno e estação seca durante o verão
• As chuvas no litoral atingem índices de 1.700mm anuais e temperaturas na casa dos 24°C. Seguindo para o interior as chuvas diminuem (800mm - encosta leste da Borborema), voltando a aumentar o índice pluviométrico no topo do planalto para 1.400mm.
• Dominando o planalto da Borborema, exceto a encosta leste, está o clima semi-árido quente; o índice pluviométrico nesta região pode ser considerado baixo chegando a 500-600mm anuais.
• O menor índice pluviométrico anual do Brasil é registrado no município de Cabaceiras, 279mm.
Rios Sertanejos
• São rios que vão em direçao ao norte em busca de terras baixas e desaguando no litoral do Rio Grande do Norte. O rio mais importante deste grupo é o Rio Piranhas, que nasce na Serra de Bongá, perto da divisa com o estado do Ceará.
• Esse rio é muito importante para Sertão da Paraíba, pois através desse rio é feita a irrigação de grandes extensões de terras no sertão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário