quarta-feira, 5 de agosto de 2015

70 anos de Hiroshima

O Enola Gay realizava a longa viagem de volta para sua base, em uma ilha do Pacífico, quando o seu copiloto, o capitão Robert Lewis, abriu seu diário de bordo e começou a rabiscar furiosamente as muitas questões que o assaltavam. "Quantos japoneses nós matamos?". "Eu realmente tento procurar minhas palavras para explicar isso... Meu Deus, o que fizemos?". O bombardeiro B-29 de brilho prateado deslumbrante acabava de lançar a primeira bomba atômica utilizada em combate na cidade japonesa de Hiroshima, uma missão que iria mudar o curso da história. E continuou: "Eu voltei a olhar pela última vez (para a nuvem em cogumelo), eu realmente acho que os japoneses vão se render antes mesmo que aterrissemos em Tinian", base de Enola Gay. "Eles certamente não vão querer que lancemos outras deste calibre", disse. Primeira arma atômica em combate Foram necessários mais 27 dias - e um segundo cogumelo atômico, desta vez na cidade de Nagasaki - para o Japão se render,

Nenhum comentário: