Diário online das aulas de Geografia do Prof. Paulo Roberto, comentários sobre atualidades, notícias do ENEM e dos vestibulares, revisão das principais aulas e muito mais.
terça-feira, 25 de março de 2014
Em tentativa de isolar Putin, potências excluem Rússia do G8
As nações industrializadas que formam o G7 decidiram interromper os 16 anos de colaboração com o governo russo depois da movimentação de Moscou na Ucrânia e ameaçaram intensificar as sanções. A medida é uma tentativa de reforçar o isolamento do Kremlin, em resposta à anexação da península da Crimeia, mas pode ser insuficiente para frear as ambições de Vladimir Putin.
Na Holanda, líderes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão reuniram-se nesta segunda-feira pela primeira vez como G7 desde em 1998, quando a Rússia passou a integrar o grupo, conhecido desde então como G8. Os países também decidiram cancelar uma reunião do grupo que seria realizada em junho, em Sochi, sede das Olimpíadas de Inverno em fevereiro. O encontro deverá ser realizado em Bruxelas.
“Continuamos prontos para intensificar as ações, incluindo sanções coordenadas setoriais que terão um impacto significativo sobre a economia russa”, diz um comunicado divulgado após a reunião. Os líderes também afirmaram que estão suspensos os encontros com representantes de Moscou sob a configuração do G8. “Em resumo, a Rússia está suspensa do G8”, disse um integrante do governo americano ao Wall Street Journal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário