Diário online das aulas de Geografia do Prof. Paulo Roberto, comentários sobre atualidades, notícias do ENEM e dos vestibulares, revisão das principais aulas e muito mais.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
ONS informa que apagão no Nordeste foi causado por queimadas no Piauí
O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou em nota enviada à imprensa que o problema que resultou em apagão em todos os estados do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (28), teve origem no Piauí. De acordo com o comunicado, o desligamento de dois circuitos da linha de transmissão Ribeiro Gonçalves, em São João do Piauí, foi gerado pelo calor provocado por queimadas na região.
O primeiro desligamento na linha (circuito 2) - controlada pela empresa Ienne, ligada à espanhola Isolux - ocorreu por volta das 14h58. Às 15h04, o circuito foi religado manualmente.
Apenas quatro minutos depois, por volta das 15h08, novamente por conta do calor provocado pela queimada, o circuito 1 - controlado pela Taesa, empresa vinculada à Cemig - também entrou em colapso.
Como o sistema no País é interligado, houve uma perda de sincronismo e a consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Com a perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, houve desligamento em cadeia das linhas Presidente Dutra, em Teresina (circuitos 1 e 2); Presidente Dutra, em Boa Esperança; e Bom Jesus da Lapa, em Rio das Éguras.
Depois que a origem do problema foi identificada, foi iniciado o ligamento gradativo das cargas na região. De acordo com a ONS, o fornecimento nas capitais foi praticamente concluído por volta das 17h30.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou em comunicado que todos os municípios do Estado foram afetados pelo blecaute.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário