domingo, 29 de dezembro de 2013

Casa-grande do Engenho Verde será inundada por barragem em Palmares

No próximo ano, a casa-grande do Engenho Verde, em Palmares, município da Mata Sul de Pernambuco, será inundada pela Barragem Serro Azul, que está sendo construída para contenção de enchentes do Rio Una e abastecimento humano. O velho bangalô, representante da economia açucareira da região, não será visto nem mesmo no nível mais baixo do reservatório. Serro Azul vai cobrir o casarão inteiro, do jeito como se encontra hoje, com suas colunas e platibanda (mureta que camufla o telhado) decoradas, arcos, portas, janelas e piso de ladrilho hidráulico. Mas não é só isso. Junto com as paredes, também ficará submersa uma parte da história de rebeldia dos pernambucanos. O Engenho Verde foi um ponto de apoio da Revolução Praieira, a última manifestação popular contra a monarquia e os senhores de engenho, ocorrida no Estado, de 1848 a 1850. Pedro Ivo, um dos líderes da insurreição, comandou uma frente de batalha nas matas do engenho, no ano de 1849, diz o historiador Aramis Macedo Júnior. Chefe do Setor de Arqueologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), organização social sem fins econômicos, ele pesquisou o assunto para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da barragem. As terras que serão alagadas do Engenho Verde estão ligadas à luta por liberdade de imprensa e voto universal, pela extinção do poder moderador e pelo fim do monopólio comercial dos portugueses, principais bandeiras defendidas pelos liberais praieiros, no levante contra o governo de dom Pedro II. De acordo com Aramis Macedo Júnior, as primeiras referências ao engenho, em cartório, remetem a 1792. Era uma propriedade de Miguel Francisco Guimarães e ele havia recebido as terras em sesmaria. Isso não significa que o engenho é uma construção do século 18. “Pode ser mais velho”, pondera. Até o início do século 20, a área era vinculada ao município de Bonito. Foi incorporada a Palmares numa reformulação municipal. O Engenho Verde também tem raízes culturais. Lá nasceu o romancista Hermilo Borba Filho, em 1917. Uma escrivaninha que ainda decora a sala principal teria pertencido ao dramaturgo, segundo informações repassadas ao Itep.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cientistas encontraram o ponto mais frio do planeta.

O ar ártico que levou temperaturas congelantes ao leste dos Estados Unidos este mês é relativamente ameno em comparação com o recorde de 93 graus Celsius negativos medido na Antártida em agosto de 2010, de acordo com pesquisa divulgada na segunda-feira (9). Os cientistas fizeram a descoberta ao analisar 32 anos de temperaturas da superfície global registradas por satélites. Eles descobriram que um cume no leste da Antártida contém bolsões de ar aprisionado que chegaram a 93 graus negativos em 10 de agosto de 2010, disseram pesquisadores em encontro da União Geofísica Americana, em São Francisco. O recorde de baixa anterior era de menos 89,2 graus Celsius, registrado em 1983 na estação de pesquisa russa de Vostok, na Antártida Oriental, disse Ted Scambos, cientista chefe do Banco de Dados Nacional de Gelo e Neve dos EUA, no Colorado. "Nós tínhamos a suspeita de que este cume da Antártida era susceptível a ser extremamente frio, e mais frio do que Vostok, porque é mais alto", disse Scambos em comunicado. As temperaturas são cerca de 50 graus mais frias do que qualquer registro no Alasca ou na Sibéria.

Abalo sísmico a 110 km de Noronha

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou, na tarde de domingo, um abalo sísmico a 110 quilômetros ao sudeste do arquipélago de Fernando de Noronha, no Oceano Atlântico, e a 445 quilômetros a nordeste de Natal. O tremor atingiu a magnitude de 4,7, considerada baixa. O registro ocorreu precisamente às 16h54 e foi registrado pela estação de Riachuelo e pelas demais operadas pela UFRN (redes RSISNE e INCT). De acordo com Joaquim Ferreira, chefe do Departamento de Geofísica da UFRN, ao qual o laboratório está vinculado, não há risco de ocorrer um tsunami em Fernando de Noronha. "Essa magnitude é muito baixa para gerar as ondas gigantes. Os tsunamis se formam a partir de tremores que atingem 7 pontos e que provoquem um movimento especial na água", explicou o professor. A profundidade em que ocorreu o tremor não foi identificado. "Mas pode ter ocorrido até 10 km de profundidade, já que se tratou de um sismo oceânico", acrescentou Ferreira.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morre Nelson Mandela aos 95 anos

O líder sul-africano Nelson Mandela, 95, morreu nesta quinta (5) em sua residência, em Johannesburgo, para onde havia sido levado no dia 1º de setembro após passar quase três meses internado para tratamento de uma infecção pulmonar. Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos. A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Durante sua saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio. Em 1993, Nelson Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o regime do apartheid. Na ocasião, ele dividiu o prêmio com Frederik de Klerk, ex-presidente da África do Sul que iniciou o término do regime segregacionista e o libertou da prisão. Um ano depois, em 1994, Mandela foi eleito presidente da África do Sul, após a convocação das primeiras eleições democráticas multirraciais no país. Sua vitória pôs fim a três séculos e meio de dominação da minoria branca na nação africana. Ao tomar posse, o líder negro adotou um tom de reconciliação e superação das diferenças. Um exemplo disso foi a realização da Copa Mundial de Rúgbi, em 1995, no país. O esporte era uma herança do período colonial e, por isso, boicotado pelos negros, por representar o governo dos brancos. Nos dois anos seguintes, a Constituição definitiva e o processo de transição foram concluídos. Entre os anos de 1996 e 1998, o arcebispo Desmond Tutu liderou a Comissão de Verdade e Reconciliação para apurar crimes cometidos durante o apartheid, e foram abertos processos judiciais para pagamentos de indenizações às vítimas do regime. Mandela deixou a presidência em 1999 e passou a se dedicar a campanhas para diminuir os casos de Aids na África do Sul, emprestando seu prestígio para arrecadar fundos para o combate à doença. Em 2004, aos 85 anos, ele anunciou que se retiraria da vida pública para passar mais tempo com a família e os amigos. Já aos 92 anos, o líder sul-africano dificilmente participava de qualquer tipo de evento, devido à saúde frágil.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Atenção para uma revisão em Geografia da Paraíba

Dados Geográficos Limites: Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará e Oceano Atlântico Mesorregião: 4 Microrregiões: 23 Municípios: 223 Capital: João Pessoa Governador: Ricardo Coutinho Área: 56.439 Km² População: 3.766.834 hab Densidade demografica: 66,74 hab\Km² Indicadores Sociais Expectativa de vida: 69,4 anos – 23° Mortalidade infantil: 36,5%o – 24° Analfabetismo: 23,5% - 24° PIB: 17° IDH: 0,718 – 24° Cidades importantes Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo. Relevo A maior parte do território paraibano é constituída por rochas resistentes, e bastantes antigas. O relevo é modesto, mas não muito baixo, 66% do território se encontra entre 300 e 900 m de altitude. Distribuição do Relevo por mesorregião • No litoral temos a Planície Litorânea que é formada pelas praias e terras arenosas. • Na região da mata, temos os tabuleiros que são fomados por acúmulos de terras que descem de lugares altos. • No Agreste, temos algumas depressões que ficam entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema, onde apresenta muitas serras, como a Serra de Teixeira, etc. No sertão, temos uma depressão sertaneja que se estende do município de Patos até após a Serra da Viração. A Serra de Teixeira é uma das mais conhecidas, com uma altitude média de 700 metros, onde se encontra o ponto culminante da Paraíba, a saliência do Pico do Jabre, que tem uma altitude de 1.197 metros acima do nível do mar, e fica localizado no município de Maturéia. Clima • O clima nesta região varia de acordo com o relevo. Na Baixada Litorânea e na encosta leste da Borborema predomina o clima tropical úmido, com chuvas de outono-inverno e estação seca durante o verão • As chuvas no litoral atingem índices de 1.700mm anuais e temperaturas na casa dos 24°C. Seguindo para o interior as chuvas diminuem (800mm - encosta leste da Borborema), voltando a aumentar o índice pluviométrico no topo do planalto para 1.400mm. • Dominando o planalto da Borborema, exceto a encosta leste, está o clima semi-árido quente; o índice pluviométrico nesta região pode ser considerado baixo chegando a 500-600mm anuais. • O menor índice pluviométrico anual do Brasil é registrado no município de Cabaceiras, 279mm. Rios Sertanejos • São rios que vão em direçao ao norte em busca de terras baixas e desaguando no litoral do Rio Grande do Norte. O rio mais importante deste grupo é o Rio Piranhas, que nasce na Serra de Bongá, perto da divisa com o estado do Ceará. • Esse rio é muito importante para Sertão da Paraíba, pois através desse rio é feita a irrigação de grandes extensões de terras no sertão.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Maior tufão do planeta o 'supertufão' Haiyan atinge as Filipinas

O "supertufão" Haiyan atingiu o solo das Filipinas na madrugada desta sexta-feira (8) - hora local. A tempestade mais poderosa do planeta neste ano começou a atingir o continente entre as ilhas centrais filipinas de Samar e Leyte, informou o serviço meteorológico do estado. O tufão tocou o solo com rajadas de 275 km/h. A tempestade, graduada na categoria cinco, a mais severa, colocou todo o país em alerta máximo. Haiyan está sobre a ilha de Samar, 600 km a sudeste da capital Manila, após tocar a terra na cidade costeira de Guiuan, às 4h40 locais, disse à AFP o meteorologista Romeo Cajulis. A tempestade é tão grande em diâmetro que as nuvens já estão afetando dois terços do pais e se estendem por 1.850 km, informou a CNN. Autoridades das Filipinas já haviam interrompido os transportes em mar e ar nesta quinta-feira (7) e pediram às embarcações pesqueiras para retornar aos portos devido à proximidade do "supertufão". O presidente filipino, Benigno Aquino, também apelou aos cidadãos para que deixassem as zonas de risco. "Estou pedindo pela cooperação e um trabalho em equipe da comunidade", disse em rede nacional de TV e rádio.

domingo, 3 de novembro de 2013

Eclipse solar deste domingo poderá ser visto de algumas regiões do País

Algumas regiões do Brasil assistirão neste domingo (3) ao último eclipse solar de 2013. Porém, a astrônoma do ON (Observatório Nacional), Josina Nascimento, ponderou que os brasileiros não conseguirão observar o fenômeno em sua totalidade, ou seja, verão apenas a cobertura parcial do sol pela lua. — No Brasil, ele não é um eclipse total. O eclipse solar total será observado somente em uma faixa da África e no Oceano Atlântico. Ele é chamado de eclipse solar híbrido, porque pode ser visto de forma parcial em algumas áreas. O fenômeno poderá ser acompanhado em todo o Nordeste, na maioria dos estados da Região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. O eclipse não será observado na Região Sul, informou a pesquisadora do ON. No Rio de Janeiro, o fenômeno vai começar às 8h de Brasília, lembrando que é horário de verão, com a escuridão máxima do Sol sendo atingida por volta de 8h20. Pelos cálculos de Josina, às 9h39, o Sol estará totalmente descoberto. Já em Belém, que não tem horário de verão, o eclipse terá início às 7h27, horário local. Há no fenômeno uma coincidência interessante, destacou a pesquisadora, que é o fato de o diâmetro aparente da Lua, visto da Terra, ser idêntico ao do Sol. — Se não fosse isso, nunca iria encobrir totalmente [o Sol].

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CHEGOU A HORA DO ENEM !!!!!!

MEUS QUERIDOS ALUNOS QUE AMANHA ESTARÃO PRESTANDO ENEM, DESEJO DE TODO CORAÇÃO UMA EXCELENTE PROVA QUE O PAI ETERNO POSSA LHES DAR MUITA CALMA E DISCERNIMENTO PARA GUIAR SEUS PASSOS. LEMBREM QUE ESTAREI PENSANDO EM VCS O DIA INTEIRO. “A CONFIANÇA EM SI MESMO É O PRIMEIRO SEGREDO DO SUCESSO”. BOA SORTE A TODOS!!!!!!!!!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tremores de terra atingem o interior do RN, do Ceará e de Sergipe

A cidade de Pedra Preta, interior do Rio Grande do Norte e distante 149 km de Natal, foi atingida por mais um tremor de terra na noite dessa quarta-feira (23). O abalo sísmico de três graus na escala Richter, que vai de zero a 10, foi registrado pelo laboratório de Simologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), que além do Estado, registrou tremores também em Sobral (CE) e em vários municípios de Sergipe. No último dia 11, foram três eventos em Pedra Preta, sendo o maior deles de 2,4 graus às 2h da manhã. Segundo o LabSis-UFRN, o novo tremor nessa quarta aconteceu por volta das 21h35 e também foi sentido nas cidades vizinhas de Lajes e Jandaíra. "A atividade sísmica na cidade potiguar vem ocorrendo desde dezembro de 2010 e, de vez em quando, ela é sentida pela população, como ocorreu no dia de ontem", informa. Ainda segundo os técnicos do laboratório de Sismologia, duas áreas sísmicas foram identificadas na cidade , a primeira delas ao Norte, associada à falha sismogênica de Cabeço Preto, e a segunda, mais ao Sul, próxima a Pedra Preta. O laboratório da UFRN possui um sistema interligado de estações que analisa abalos sísmicos em grande parte do Nordeste. Em Sergipe, também aconteceram tremores nessa quarta-feira (23), sentidos em várias cidades. Com magnitude preliminar estimada em 2,5 graus, os sismos ocorreram em Gracho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora de Lurdes, Feira Nova e Gararu. As informações registradas pelo Labsis são de que o epicentro preliminar se encontra nas proximidades de Itabi e que a motivação são a falhas geológicas nessas regiões. Já em Sobral, interior do Ceará, os abalos foram sentidos na madrugada desta quinta-feira (24), às 4h37 (horário local), com 2,2 graus de magnitude na escala Ritcher. Os especialistas explicam que a maior intensidade foi na localidade da Serra da Meruoca, que registra atividade sismíca desde 2008.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Leia abaixo a íntegra do pronunciamento da presidente

Queridas brasileiras e queridos brasileiros, No dia de hoje o Brasil deu um grande passo: começou a se tornar realidade a exploração em larga escala do nosso pré-sal. E passamos a garantir, para o futuro, uma massa de recursos jamais imaginada para a educação e para a saúde em nosso país. A fabulosa riqueza que jazia nas profundezas dos nossos mares, agora descoberta, começa a despertar. Desperta trazendo mais recursos, mais emprego, mais tecnologia, mais soberania e, sobretudo, mais futuro para o Brasil e para todos os brasileiros e brasileiras. O sucesso do leilão do Campo de Libra – que é o primeiro mega campo do pré-sal a ser licitado em regime de partilha – vai permitir uma parceria da Petrobras com as empresas Shell, Total, e as chinesas CNOOC e CNPC. São empresas grandes e fortes que vão poder explorar, nos próximos 35 anos, um montante de óleo recuperável estimado entre 8 a 12 bilhões de barris de petróleo e 120 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Só para vocês terem uma ideia do que isso significa, basta lembrar que a produção total do Brasil, em 2013, deverá ficar próxima de 2 milhões e 100 mil barris de petróleo diários, enquanto o Campo de Libra vai alcançar, no seu pico de produção, 1 milhão e 400 mil barris de óleo por dia. Ou seja, daqui a uma década, Libra pode representar, sozinha, 67% de toda produção atual de petróleo do Brasil. Porém, ainda há números mais impressionantes e importantes para os brasileiros. Por favor, prestem bem atenção ao que vou explicar agora. Nos próximos 35 anos Libra pagará os seguintes valores ao Estado brasileiro: primeiro, R$ 270 bilhões em royalties; segundo, R$ 736 bilhões a título de excedente em óleo sob o regime de partilha; terceiro, R$ 15 bilhões, pagos como bônus de assinatura do contrato. Isso alcança um fabuloso montante de mais de R$ 1 trilhão. Repito: mais de R$ 1 trilhão. Por força da lei que aprovamos no Congresso Nacional, grande parte destes recursos será aplicada em educação e saúde. Isso por que todo o dinheiro dos royalties e metade do excedente em óleo que integra o Fundo Social, no valor de R$ 736 bilhões, serão investidos, exclusivamente, 75% em educação e 25% em saúde. Mas não param por aí os benefícios sociais diretos de Libra. Porque o restante dos rendimentos do Fundo Social, no valor de R$ 368 bilhões, será aplicado, obrigatoriamente, no combate à pobreza e em projetos de desenvolvimento da cultura, do esporte, da ciência e tecnologia, do meio ambiente, e da mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Minhas amigas e meus amigos, Bastaria a aplicação correta destes recursos para Libra produzir, nos próximos anos, uma pequena revolução, benéfica e transformadora, em nosso país. Mas há ainda muitos outros benefícios que este mega campo irá trazer. A política que traçamos exige que as plataformas para a produção de petróleo do pré-sal tenham elevado conteúdo de fabricação nacional. Somente para a exploração de Libra serão necessárias entre 12 a 18 super-plataformas. Além delas, todos os outros equipamentos de produção, como os gasodutos, as linhas de produção, os barcos de apoio, os equipamentos submarinos serão também fabricados no Brasil. Isso vai gerar milhões de empregos e contribuir para o desenvolvimento industrial e tecnológico do nosso parque naval e de nossa indústria de fornecedores de equipamentos e de prestadores de serviços, sem esquecer que o volume de óleo produzido vai elevar em muito nossas exportações e, assim, aumentar o saldo de nossa balança comercial. Queridos brasileiros e queridas brasileiras, As etapas de viabilização do pré-sal têm acumulado, até agora, grandes vitórias. As etapas futuras vão trazer, sem dúvida, novos desafios. Mas eu tenho certeza que o Brasil responderá à altura. Além da vitória tecnológica que foi a descoberta, pela Petrobras, destas gigantescas jazidas, o modelo de partilha que nós construímos significa também uma grande conquista para o Brasil. Com ele, estamos garantindo um equilíbrio justo entre os interesses do Estado brasileiro e os lucros da Petrobras e das empresas parceiras. Trata-se de uma parceria onde todos sairão ganhando. Pelos resultados do leilão, 85% de toda a renda a ser produzida no Campo de Libra vão pertencer ao Estado brasileiro e à Petrobras. Isso é bem diferente de privatização. As empresas privadas parceiras também serão beneficiadas, pois, ao produzir essa riqueza, vão obter lucros significativos, compatíveis com o risco assumido e com os investimentos que estarão realizando no país. Não podia ser diferente. As empresas petroleiras são parceiras que buscam investir no país, gerar empregos e renda e, naturalmente, obter lucros com esses investimentos. O Brasil é – e continuará sendo – um país aberto ao investimento, nacional ou estrangeiro, que respeita contratos e que preserva sua soberania. Por tudo isso, o leilão de Libra representa um marco na história do Brasil. Seu sucesso vai se repetir, com certeza, nas futuras licitações do pré-sal. Começamos a transformar uma riqueza finita, que é o petróleo, em um tesouro indestrutível, que é a educação de alta qualidade. Estamos transformando o pré-sal no nosso passaporte para uma sociedade futura mais justa e com melhor distribuição de renda. A batida do martelo do leilão de Libra, hoje, foi também a batida na porta de um grande futuro que se abre para nós, para nossos filhos e para nossos netos. Que Deus continue abençoando o Brasil! Obrigada e boa noite.

Dilma afirma sobre leilão do pré-sal, é 'bem diferente' de privatização,

A presidente Dilma Rousseff negou na noite desta segunda-feira (21) que o leilão do Campo de Libra, o primeiro da camada pré-sal sob o regime de partilha, represente uma privatização. Em pronunciamento de oito minutos e três segundos em rede nacional de rádio e televisão, ela afirmou que 85% de toda a renda gerada pelo campo ficará com a União ou com a Petrobras e que as empresas parceiras terão seus lucros, compatíveis com os riscos que correrão. O vencedor do leilão foi o consórcio formado pelas empresas Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC. Único a apresentar proposta, o consórcio ofereceu repassar à União 41,65% do excedente em óleo extraído do campo, percentual mínimo fixado pelo governo no edital. Nesse leilão, vencia quem oferecesse ao governo a maior fatia de óleo – o regime se chama partilha porque as empresas repartem a produção com a União. “Pelos resultados do leilão, 85% de toda a renda a ser produzida no Campo de Libra vão pertencer ao Estado brasileiro e à Petrobras. Isso é bem diferente de privatização”, disse a presidente. Ao justificar os lucros que as empresas vão ter, a presidente citou os empregos e renda a serem gerados. “O Brasil é – e continuará sendo – um país aberto ao investimento, nacional ou estrangeiro, que respeita contratos e que preserva sua soberania. Por tudo isso, o leilão de Libra representa um marco na história do Brasil”, justificou. "Estamos transformando o pré-sal num passarporte futuro para uma sociedade mais justa e com melhor distribuição de renda", disse. Dilma destacou os avanços sociais que os recursos da área do pré-sal poderão, segundo ela, trazer para o Brasil. De acordo com a presidente, só o Campo de Libra será responsável sozinho por 67% de toda a produção de óleo do país, ou seja, 1,4 milhão de barris. Em 35 anos, diz Dilma no pronunciamento, o Estado brasileiro receberá mais de R$ 1 trilhão: R$ 270 bilhões em royalties, R$ 736 bilhões pelo excedente de óleo sob o regime de partilha e R$ 15 bilhões como bônus de assinatura. Desse total, ressaltou a presidente, todos os recursos referentes aos royalties e à metade da participação especial (R$ 736 bilhões) serão investidos em educação e saúde. “A batida do martelo do leilão de Libra, hoje, foi também a batida na porta de um grande futuro que se abre para nós, para nossos filhos e para nossos netos”, sustenta Dilma. A presidente também se referiu à geração de "milhões" de empregos na construção de superplataformas para a extração do petróleo do pré-sal.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Eclipse parcial da lua poderá ser visto a olho nu nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira (18), acontecerá um eclipse parcial da lua, quando quase a metade visível do astro ficará levemente sombreada com uma cor vermelho claro, característica da penumbra da Terra. O fenômeno terá evento especial no Observatório da Sé, das 20h às 22h, com a presença de monitores especializados, mas também poderá ser visto a olho nu. A programação contará com observação visual e telescópica, além de exibição de vídeos sobre a lua e seus movimentos em torno da terra. O eclipse penumbral ou parcial da lua acontecerá às 20h50, horário previsto para a posição geográfica de Olinda e que pode servir de referência para o restante da Região Metropolitana do Recife. Das 18h53 às 22h48, a luz do cone de sombra terrestre vai interferir na luminosidade lunar. Porém, a lua não ficará em uma tonalidade vermelho tão forte quanto em outras vezes e nem irá desaparecer, como ocorre em alguns raros eclipses lunares totais.

domingo, 13 de outubro de 2013

Descoberto o maior vulcão da Terra, e um dos maiores de todo o Sistema Solar

Os vulcões são um dos fenômenos geonaturais mais impressionantes de toda a natureza. Monstros nascidos da liberação de calor e pressão interna do núcleo do planeta causando um necessário resfriamento, alguns podem ser pequenos, outros simplesmente gigantes. Recentemente, um professor da Universidade de Houston liderou uma equipe de cientistas para descobrir o que está sendo chamado de o maior vulcão já documentado na face da Terra. Chamado de Tamu Massif, ele foi encontrado no norte do Oceano Pacífico, a pouco mais de 1.500 km ao leste do Japão. Fazendo parte da Elevação Shatsky (Shatsky Rise), uma serra subaquática formada há pelo menos 130 milhões de anos, o Massif estava sendo estudado há aproximadamente 20 anos. Até então, sua formação não estava clara: era ele um vulcão único, ou uma série composta de pequenos pontos de erupção? As evidências mais recentes (que envolveram o estudo do basalto que o forma, definindo que veio de uma única erupção) apontam que o Tamu Massif, com absurdos 315 mil quilômetros quadrados (quase do tamanho do estado do Maranhão, e maior que todo o Reino Unido!), é tão grande quanto os supervulcões de Marte. Isso o faz ser um dos maiores de todo o sistema solar! Para você ter uma ideia, o maior vulcão em atividade do mundo (o Mauna Leoa, no Havaí) possui 2% deste tamanho. Com aproximadamente 145 milhões de anos de idade, o vulcão — que fica a aproximadamente 2 quilômetros abaixo da superfície — ficou inativo em alguns milhões de anos após seu surgimento. Por fim, os dados do formato e do volume de magma do Massif ajudarão os geólogos a entender como o interior da Terra funciona. Enquanto isso, podemos todos nos preparar para canções de ninar no último volume, porque ninguém quer que esta belezinha acorde de novo!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Planta que alimenta gado pode virar etanol quando faltar cana

Uma planta de origem africana que até pouco tempo era usada apenas na alimentação de gado pode virar aliada da cana-de-açúcar na produção de etanol. Pesquisadores e usinas estão investindo numa variedade de sorgo para utilizá-lo entre os meses de novembro e abril no Centro-Sul do país, quando não há mais cana para moer e a fabricação de etanol é suspensa. Nesse período, a tendência é a de o preço do combustível subir, um efeito que o etanol produzido a partir de sorgo pode ajudar a combater. Na década de 80, um dos diversos tipos de sorgo, chamado de sacarino --que, como a cana, tem o caule rico em açúcar-- foi uma das culturas estudadas pela Embrapa como parte do Proálcool, programa do governo que deu início à produção de etanol no Brasil. Mas foi a cana que disparou na frente como fonte preferida para a produção do combustível, e as pesquisas com o sorgo foram deixadas de lado até 2005. Nesse meio tempo, uma variedade do sorgo do tipo sacarino desenvolvida pela Embrapa e chamada de BRS 506 continuou sendo cultivada por alguns agricultores para produzir alimento para gado. "As pesquisas voltaram porque o Brasil está com um deficit grande de combustível. Hoje, há falta de etanol e tem toda questão da gasolina, que deveria ser ainda mais cara", afirma pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo. Hoje, a Embrapa já trabalha com uma nova variedade de sorgo "herdeira" da BRS 506, a BRS 511 A Petrobras tem revendido o combustível por preços menores dos que os que paga na importação de gasolina, que aumentou 42 mil vezes em três anos. Brasil tem potencial para cultivar sorgo sacarino em 500 mil hectares O objetivo das pesquisas é produzir sorgo sacarino na época da entressafra da cana (período em que ela não é colhida), em 6% da área das plantações. Essa é a proporção em que, todo ano, os usineiros geralmente substituem plantas velhas por mudas novas de cana. Com cerca de 8 milhões de hectares de cultivo de cana-de-açúcar, o Brasil tem hoje potencial para plantar sorgo sacarino em cerca de 500 mil hectares todo ano, segundo André May. Atualmente, a planta é cultivada, em caráter experimental, em 10 mil hectares para a produção de etanol --outros tipos de sorgo usados principalmente para a alimentação do gado ocupam hoje 1 milhão de hectares. As sementes usadas nas áreas de teste são de variedades específicas para produzir etanol, como a BRS 511 da Embrapa. Empresas como Monsanto, Ceres, NexSteppe e Canavialis também vendem sementes de sorgo sacarino criadas especialmente para essa finalidade. Ampliar

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Reflexos da falta de acordo sobre orçamento já são vistos nos EUA

. Os reflexos da decisão do Congresso dos Estados Unidos, de não aprovar o Orçamento do país nesta segunda-feira (30), já começam a ser vistos na manhã desta terça (1º). A visitação à Estátua da Liberdade, em Nova York, um dos símbolos norte-americanos mais conhecidos no mundo, está fechada, assim como o Lincoln Memorial, em Washington. Democratas e republicanos não chegaram a um acordo, e grande parte do setor público dos Estados Unidos será "paralisado" a partir desta terça-feira. O Congresso precisava aprovar, até a meia-noite (1h de terça-feira no Brasil), um Orçamento para permitir os gastos federais, o que costuma ser feito com antecedência – mas o prazo terminou nesta segunda. Sem esse orçamento, o governo federal vinha tendo seus gastos garantidos por permissões temporárias, chamadas de “resoluções continuadas”. A última, aprovada em março, expirou nesta segunda

Entenda a crise que pode ‘parar’ o governo dos Estados Unidos

Um impasse político em torno do orçamento dos Estados Unidos pode fazer com que grande parte do setor público do país pare de funcionar a partir da 0h01 desta terça-feira (1º). Entenda o que levou o país a essa situação e o que pode acontecer. Por que os Estados Unidos podem parar? O governo federal pode ficar sem permissão para gastos não essenciais. Por que isso acontece? O Congresso precisa aprovar um Orçamento para permitir os gastos federais, o que costuma ser feito com antecedência – mas o prazo termina nesta segunda-feira (30). Sem esse orçamento, o governo federal vem tendo seus gastos garantidos por permissões temporárias, chamadas de “resoluções continuadas”. A última, aprovada em março, expira nesta segunda. Os EUA estão sem dinheiro para pagar essas contas? Não. No momento, o que falta é essa autorização para realizar gastos. Em algumas semanas, no entanto, o país deve atingir o limite de endividamento aprovado pelo Congresso. Se um acordo para elevar esse limite não for alcançado, aí sim, poderá faltar dinheiro ao governo para pagar empréstimos e cumprir compromissos financeiros. O que acontece sem a aprovação para continuar a gastar? A partir da 0h01 desta terça-feira (1º), os serviços considerados não essenciais devem ser paralisados. Cerca de 800 mil trabalhadores federais serão colocados em licença não remunerada. Quais serviços serão interrompidos? Ficarão fechados parques nacionais e museus. A emissão de passaportes para norte-americanos poderá ser interrompida ou sofrer atrasos, assim como de vistos para estrangeiros (a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, no entanto, afirmou que isso não deve ocorrer ao menos em um primeiro momento). O processamento de impostos pode sofrer atrasos, assim como o pagamento de alguns benefícios, como os direcionados aos veteranos das Forças Armadas. Também podem ser interrompidos os pagamentos de subsídios agrícolas e novas concessões de benefícios sociais e de garantias federais para empréstimos, incluindo para pequenas empresas e compra de imóveis. Serviços de coleta de lixo também podem sofrer interrupção em Washington, onde são controlados pelo governo federal. O que continua funcionando? O fechamento não deve afetar o controle de tráfego aéreo, controle de passaportes, pagamentos de pensões, correios, serviços militares, serviços médicos e controle de fronteiras, entre outros. Por que o Congresso não aprova uma nova permissão para gastos? Há um impasse entre os partidos Democrata, do presidente Barack Obama e Republicano. Os republicanos, que comandam a Câmara, se recusam a aprovar uma nova permissão de gastos se não forem atendidos dois pedidos: adiar em um ano a entrada em vigor da lei de assistência à saúde do presidente Obama – o chamado “Obamacare” – e eliminar um imposto criado para financiar a cobertura de pessoas sem plano de saúde. Essas pessoas devem começar a ser cadastradas nesta terça-feira. Os democratas, por sua vez, não querem mudanças no projeto de saúde. Já houve outras paralisações como a que pode ocorrer agora? Sim. A última aconteceu em 1995/1996, quando os serviços não essenciais foram paralisados uma semana antes do Natal, por 26 dias, durante o governo do também democrata Bill Clinton. Quais as consequências para a economia? A paralisação dos serviços pode impactar o crescimento econômico do país. Entre outras consequências, o governo pode ter mais dificuldade em vender títulos para se financiar, e acabar elevando as taxas de juros. Taxas mais altas atrapalham o crescimento da economia, pois tornam mais caro investir. Por outro lado, isso pode gerar consequências negativas para os demais países, pois juros mais altos nos EUA tenderão a atrair recursos e “esvaziar” de dólares o resto do mundo.

Senado pode fazer EUA parar ao votar projeto orçamentário 2014

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos adotou nesta segunda-feira (30) um terceiro projeto temporário de Orçamento, que o Senado rejeitou em seguida, mantendo assim o impasse que ameaça levar à paralisação do governo federal a partir da madrugada desta terça. Novas votações ainda devem acontecer: aAs duas casas têm até a meia noite (horário dos EUA) para concordarem com uma mesma proposta e evitar essa paralisação. Por 228 votos a 201, os representantes aprovaram o projeto redigido à tarde pelos legisladores do Partido Republicano e que retarda a aplicação da lei de reforma do sistema público de saúde promovida pelo presidente Barack Obama. Mais cedo, o Senado, de maioria democrata, já havia rejeitado outra proposta da Câmara, de maioria republicana, para retardar em um ano a entrada em vigor da reforma da saúde, chamada de "Obamacare", em troca de financiamento temporário do governo federal a parir de terça-feira, diz a agência Reuters. O plano orçamentário que fora aprovado no domingo na Câmara dos EUA evitaria um 'fechamento temporário' do governo federal, partir da 0h01 dessa terça-feira. Se não houver um acordo, os salários de cerca de 800 mil funcionários serão congelados temporariamente, parques nacionais mantidos pelo governo ficarão fechados e a emissão de passaportes e vistos registrará atrasos.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Novo relatório climático reforça visão de que homem causa aquecimento

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC na sigla em inglês, divulgou nesta sexta-feira (26) um novo relatório que aumenta o grau de certeza dos cientistas em relação à responsabilidade do homem no aquecimento global. Chamado de "Sumário para os Formuladores de Políticas", o texto afirma que há mais de 95% (extremamente provável) de chance de que o homem tenha causado mais de metade da elevação média de temperatura registrada entre 1951 e 2010, que está na faixa entre 0,5 a 1,3 grau - a edição anterior falava em mais de 90%. O documento apresentado em Estocolmo, na Suécia, em conferência científica realizada ao longo desta semana, mostra também que o nível dos oceanos aumentou 19 centímetros entre 1901 e 2010, e que as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso aumentaram para "níveis sem precedentes em pelo menos nos últimos 800 mil anos". O novo relatório diz ainda que há ao menos 66% de chance de a temperatura global aumentar pelo menos 2 ºC até 2100 em comparação aos níveis pré-industriais (1850 a 1900), caso a queima de combustíveis fósseis continue no ritmo atual e não sejam aplicadas quaisquer políticas climáticas já existentes. Os 259 pesquisadores-autores de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, estimam ainda que, no pior cenário possível de emissões, o nível do mar pode aumentar 82 centímetros, prejudicando regiões costeiras do planeta, e que o gelo do Ártico pode retroceder até 94% durante o verão no Hemisfério Norte (veja abaixo uma tabela com os eventos climáticos possíveis, segundo os cientistas). Trata-se da primeira parte de um conjunto de dados que servirá de base para as negociações climáticas internacionais. A última versão saiu em 2007, quando o estudo rendeu ao painel de especialistas o Prêmio Nobel da Paz. O primeiro capítulo divulgado nesta sexta, de um total de três, aborda A Base das Ciências Físicas. As demais partes serão publicadas em 2014.

Índice de analfabetismo para de cair e fica em 8,7%, diz Pnad

A taxa de analfabetismo no Brasil parou de cair. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira (27), em 2012, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 8,7%, o que correspondeu ao contingente de 13,2 milhões de analfabetos. Em 2011, essa taxa foi de 8,6% e o contingente foi de 12,9 milhões de pessoas. Esta é a primeira vez que a taxa de analfabetismo aumenta em 15 anos. A última vez que o índice subiu em relação ao ano anterior foi em 1997. A partir de então, o índice vinha apresentando queda constante. Em relação aos dados regionais, em 2012, as regiões Sul e Sudeste apresentaram taxas de analfabetismo de 4,4% e 4,8%, respectivamente, tendo a região Sudeste mantido a mesma taxa que no ano anterior. Na região Centro-Oeste, a taxa foi de 6,7%. Na região Norte, o índice é de 10,0%. A região Nordeste registrou taxa de analfabetismo de 17,4% entre as pessoas de 15 anos ou mais de idade em 2012, 0,5 ponto percentual acima da taxa de 2011 (16,9%). O Nordeste concentra mais da metade (54%) do total de analfabetos de 15 anos ou mais de idade do Brasil, um contingente que somava 7,1 milhões de pessoas. Mas analisando a evolução em 8 anos, a maior queda da taxa de analfabetismo foi verificada na região Nordeste, de 5,1 pontos percentuais (22,5%, em 2004, para 17,4%, em 2012). No Centro-Oeste a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade passou de 6,3% em 2011 para 6,7% em 2012, o que também não foi estatisticamente significativo. No Brasil, a taxa foi estimada em 8,7%, frente a 8,6% em 2011 e 11,5% em 2004. Em 2012, havia no país 13,2 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais de idade. A taxa de analfabetismo no país tem se mostrado maior nos grupos de idades mais elevadas em todas as regiões. Entre aqueles que tinham de 15 a 19 anos de idade, a taxa foi de 1,2%, contra 1,6% entre os de 20 a 24 anos, 2,8% no grupo de 25 a 29 anos, 5,1% de 30 a 39 anos, alcançou 9,8% para as pessoas de 40 a 59 anos e foi de 24,4% entre os com 60 anos ou mais de idade.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

IBGE abre 300 vagas de nível médio com vagas para Pernambuco e Paraíba

abaixo o link contendo o edital do concurso http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=ibge0213

Justiça do PR manda demolir escola novinha construída no lugar errado

Um erro de cálculo pode levar à demolição de uma escola, antes mesmo da inauguração, no interior do Paraná. Um erro de projeto pode fazer uma escola, que custou R$ 6,5 milhões ir abaixo em Laranjeiras do Sul, no interior do Paraná. “Um desperdício! Tanto dinheiro que poderia ser investido na Educação, foi gasto lá para depois ser demolido”, reclama estudante Fernanda Rodrigues. O colégio estadual, que seria inaugurado em 2014, foi feito ao lado de uma rodovia e parte da obra está sobre a área de segurança de 15 metros, onde é proibido construir. Após denúncia do Dnit, a Justiça determinou a demolição da parte irregular, para garantir a ‘segurança dos usuários da rodovia e dos alunos’. A partir de um certo ponto, todo o prédio está em área proibida, o problema é que não dá para desfazer só esta parte da construção, porque é ali que estão os pilares da construção. Ou seja, para ficar de acordo com a lei, toda a escola terá de ser demolida. Daniel Iensen, mestre de obras, lamenta: “É muita coisa para desmanchar. Já faz dois anos que estamos aqui constuindo”. O governo do estado entrou na Justiça para tentar derrubar a decisão. A Prefeitura de Laranjeiras do Sul também vai recorrer. “A escola é uma obra importante para nossa região, para o desenvolvimento de Laranjeiras do Sul. Aguardamos uma decisão do Tribunal Regional Federal”, explica a procuradora Andreia Roch. O colégio ofereceria Ensino Médio, com cursos profissionalizantes. Com a demolição, o maior prejuízo fica com os moradores. "Nós que temos filhos, que dependemos de melhoria para a cidade, isso é muito triste. Acho que tem que tem que ter um acordo!", diz uma mãe. A secretaria de infraestrutura do Paraná não informou porque seguiu com a obra mesmo depois de ser notificada pelo do Dnit.

Chuvas em Santa Catarina atingem mais de 20 mil pessoas

As chuvas em Santa Catarina já afetam mais de 20 mil pessoas. Segundo a Defesa Civil, até a manhã de hoje (23), as enchentes atingiam 70 municípios, dos quais seis decretaram situação de emergência: Araquari, Bom Retiro, São José do Cedro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta. Mais de 4,6 mil casas foram danificadas pela inundações, por destelhamentos, queda de granizo ou deslizamento de terra. No Vale do Itajaí, um dos municípios mais atingidos é Blumenau, com 12,3 mil pessoas desabrigadas e 281 desalojadas, além de 3,1 mil residências e 1,3 mil estabelecimentos comerciais e industriais afetados pela inundação. A cidade havia se preparado para as enchentes, com 23 abrigos, desligamento preventivo de energia nas ruas próximas do leito do Rio Itajaí-Açu, que banha o município e uma força-tarefa formada por representantes das defesas civis municipal e estadual, do Corpo de Bombeiros, da prefeitura, de escolas e outras instituições.

Veja fotos do Tornado que atingiu Taquarituba em São Paulo

Entenda como se forma um Tornado

a ocorrência do fenômeno depende de vários fatores. "A formação do tornado depende de uma condição atmosférica intensa e de nuves de tempestade. Existe uma escala que vai de 1 a 5, sendo 5 o extremo, com a velocidade de 400 km/h, que pode até passar disso. Os registros que temos no Brasil são de tornados de categoria 1, ou seja, não tão intensos. Apesar dos registros, é difícil fazer uma previsão de velocidade pelo fenômeno ser muito rápido e difícil de avaliar, explica Fábio. Dados da meteorologia apontam que São Paulo recebeu uma frente fria vinda do sul do país, que, em contato com a onda de calor que estava sobre o Estado, provocou muita chuva no sul e sudoeste, atingindo a região de Itapeva, Itapetininga e Taquarituba. A previsão do tempo para o domingo (22) informava sobre a chegada desta frente fria à região, mas o tornado não era esperado. “Aqui no Brasil não temos aparelhagem para prever esse fenômeno. Se nos EUA, onde isso ocorre com frequência, já há uma certa dificuldade para anteceder a ocorrência de tornados, no Brasil, então, é praticamente impossível”, diz a meteorologista da Somar.

Mais um Tornado atinge o Brasil

O pastor chileno Ricardo Ossandon, de 51 anos, foi uma das testemunhas do tornado que atingiu a cidade de Taquarituba, no interior de São Paulo, na tarde do último domingo (22). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Avaré, foram confirmados 2 mortos, um adolescente e um motorista de ônibus, e mais de 60 feridos. “Foi terrível, destruiu muita coisa. Casas, telhados, silos onde se armazena milho, cereais”, contou Ricardo, lembrando que estava acompanhado de alguns fiéis assim que o fenômeno ocorreu, a cerca de 1 km de distância. O vento atingiu onde estávamos, mas o epicentro (sic) da coisa foi a 1 km de distância. Parecia que tinham bombardeado tudo”, contou o pastor.Ossandon relatou também que conhece quatro famílias que foram muito prejudicadas pelo fenômeno. “Conheço uma moça que caiu a casa inteira, outra a parede caiu em cima do carro, outro o telhado saiu e o João de Matos”, pontuou o senhor, relembrando que este último escapou por pouco ao se refugiar em um barraco, localizado próximo a um posto de gasolina que foi totalmente destruído elo tornado. “João mora a uns 100 m do posto. Como na casa dele tem um barracão, ele estava lá na hora e começou a estourar os vidros, e então ele se trancou no banheiro. Quando saiu, estava tudo destruído”, contou o Ricardo, informando também que a mulher de João, Pâmela de Matos, teve o rosto machucado em consequência do fenômeno. A advogada Tassiane conta que voltava de Carlópolis (PR), a 55 km de Taquarituba, quando percebeu a grande nuvem em formato de funil. "A gente estava seguindo pela estrada quando vimos a nuvem, estava muito baixa e seguia paralela à estrada. Só conseguimos ultrapassar a nuvem depois de um tempo, porque ela era muito grande e se movia com velocidade", relata. Ao chegar à entrada de Taquarituba, o casal acabou entrando no meio da tempestade. "Não dava pra enxergar nada, tinha muita coisa voando, o barulho era terrível e o carro estava totalmente sem controle, mesmo em baixa velocidade. Entramos em desespero naquela hora, aí meu namorado deu meia volta e saímos de lá." A advogada conta que os dois pararam em um posto de combustíveis até a nuvem se dissipar. Pouco tempo depois, ao voltar para a cidade, o cenário era de destruição. "Parecia cena de guerra. Tinha árvores e postes caídos, placas de sinalização retorcidas, telhas de zinco espalhadas por todo lugar. Vimos ônibus e caminhões tombados e a cobertura de um posto de combustíveis destruída. O mais impressionante é que não foram nem cinco minutos entre o tempo que a gente fugiu da tempestade até voltarmos e já estava tudo destruído."

Quase todos os reféns são libertados em shopping no Quênia, diz ministro

Mais explosões e tiroteios foram ouvidos nesta segunda-feira (23) dentro do shopping atacado por membros da milícia islâmica Al-Shabab radical em Nairóbi, capital do Quênia, no último sábado, segundo testemunhas. Quase todos os reféns ainda mantidos no local foram libertados, segundo Joseph Ole Lenku ministro queniano do interior, e três terroristas do movimento islamita Al-Shabab, que assumiu o ataque, foram mortos em confrontos nesta segunda. Dez suspeitos foram detidos para interrogatório. O balanço até agora é de 69 mortos e 63 desaparecidos, segundo a Cruz Vermelha, e de 62 mortos, segundo o governo queniano. O ministro afirmou que ainda é cedo para dizer que a ação acabou no local, que o cerco ao shopping continua e que ainda é possível que existam reféns. Segundo ele, o tiroteio de sábado começou no supermercado Nakumat, dentro do shopping. Todos os terroristas eram homens, apesar de que alguns estavam vestidos como mulheres. O comandante do exercito do Quênia, Julius Karangi, afirmou que os membros do grupo que atacaram o centro comercial "vêm de diferentes países", falando, por isso, de "terrorismo mundial'. Al-Shabab O ataque foi assumido pela milícia radical islâmica somali Al-Shabab, que afirma ter matado "mais de cem" pessoas em represália pela presença de militares do Quênia na missão da ONU na Somália. O governo queniano, no entanto, disse que a confirmação sobre a responsabilidade pelo ataque ainda está em aberto. O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, declarou que seu sobrinho e a noiva dele estão entre os mortos.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Crise na Europa gera maior queda de natalidade desde 2ª Guerra Mundial

A Grécia vive não apenas uma contração recorde de sua economia, mas também uma redução dramática de sua população. Dados divulgados pelo governo grego revelam que, em quatro anos, a taxa de natalidade de um dos países mais afetados pela crise na Europa foi reduzida em 10%. Nenhum país europeu, desde a Segunda Guerra Mundial, registrou tal queda de nascimentos. Segundo os especialistas, não existem nem mesmo registros de quando tal fenômeno ocorreu pela última vez em um país em tempos de paz. Em 2008, 118 mil crianças nasceram na Grécia. Em 2012, esse número caiu para 100,9 mil. Ninguém no governo hesita em apontar a crise econômica como principal responsável. “A queda de fertilidade é uma consequência natural da austeridade e das taxas sem precedentes de desemprego”, declarou Christina Papanikolaou, secretária-geral do Ministério da Saúde. “Esse é a outra imagem do espelho da crise que tirou 25% de nosso PIB”, disse.

A crise mudou a economia nos últimos cinco anos

A falência do banco Lehman Brothers em 15 de setembro de 2008 transformou a crise (até então) subprime numa crise financeira global. Decorridos cinco anos desse “dia D”, essa crise ainda não foi superada na perspectiva aqui defendida. Na realidade, nesse quinquênio, ela passou por uma metamorfose, que englobou diferentes fases. A primeira e mais aguda estendeu-se desta falência ao final de 2008 e se caracterizou pela virtual paralisia do sistema financeiro internacional, que contagiou praticamente todos os países avançados e emergentes. No caso desses últimos, um dos principais canais de transmissão foi a retração dos fluxos de capitais e as abruptas depreciações cambiais. Todavia, essa fase foi efêmera. Já no segundo trimestre de 2009, emergiu a segunda fase da crise caracterizada pela recuperação dos preços dos ativos e expectativas de retomada econômica, em função das políticas fiscais e monetárias anticíclicas adotadas na fase precedente. Nesse contexto, os fluxos de capitais começaram a fluir novamente para as economias emergentes em busca de ganhos especulativos num contexto de taxas de juros historicamente baixas, expansão da liquidez nos países centrais e redução da aversão aos riscos em âmbito global. Assim, a própria metamorfose da crise deu origem, num curto período de tempo, ao quarto boom de fluxos de capitais e de apetite por riscos desde o colapso do regime de Bretton Woods. Como nos ciclos precedentes, os principais determinantes do retorno dos capitais estrangeiros para as economias emergentes foram os chamados push factors (fatores externos), sobretudo as condições monetárias frouxas nos países centrais e, em especial, no país emissor da divisa-chave, os Estados Unidos. Ademais, a dimensão inédita das ações anticíclicas (monetária e fiscal) conseguiu evitar a depressão, contribuindo para a rápida redução da aversão global ao risco, outro condicionante fundamental da dinâmica desses capitais. Nesse contexto, as operações de currency carry trade e arbitragem de juros ressurgiram com toda força. Esse boom se sustentou (embora permeado por períodos de desaceleração) na terceira fase da crise, que teve início no primeiro trimestre de 2010, com a eclosão da crise da área do Euro e a desaceleração econômica nos países avançados (que resultou em expectativas crescente de um double dip). No segundo trimestre de 2013 parece ter emergido uma quarta fase, marcada pela saída da recessão da área do Euro e pela alta das taxas de juros dos títulos de longo prazo do tesouro americano em resposta à sinalização do presidente do Fed, Ben Bernanke, de que dará início à desaceleração da política de afrouxamento quantitativo ainda esse ano

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Lista: os dez maiores preços de gasolina do mundo

magine encher o tanque do carro e deixar no posto nada menos que R$ 300. Essa é a realidade da Noruega, país com a gasolina mais cara do mundo — R$ 6,03 por litro, segundo levantamento da Bloomberg News referente ao terceiro trimestre de 2013. A pesquisa listou preços do combustível em 61 países. A gasolina brasileira é a 39º mais cara da lista, custando em média R$ 3,34 por litro. Já na Venezuela, abastecer o carro é quase de graça, apenas R$ 0,03 por litro. Confira a seguir a lista dos dez maiores preços de gasolina do mundo: 1º Noruega - R$ 6,03/litro: Com a gasolina mais cara do mundo, o país impõe altos tributos sobre o produto para investir em serviços públicos. Atualmente, o fundo soberano da Noruega criado a partir desta arrecadação acumula US$ 760 bilhões. A alta do preço do combustível não é um problema para a população norueguesa, cuja renda média é a segunda maior do mundo. Mesmo com o combustível caro, o impacto sobre a renda da população é bem abaixo da média, com os custos da gasolina impactando apenas 0,92% dos ganhos diários norueguês. 2º Turquia - R$ 5,72/litro: Ao contrário da Noruega, a gasolina cara da Turquia pesa muito no bolso dos cidadãos. Para comprar um litro do combustível, os turcos precisam gastar, em média, 8,19% do salário de um dia de trabalho. Com uma estrutura tributária comprometida pelo alto grau de informalidade (40%), os impostos sobre o preço da gasolina na bomba encarecem o combustível, o segundo mais caro do mundo. 3º Holanda - R$ 5,35/litro: Com recessão econômica em oito dos últimos nove trimestres, a Holanda tem a terceira gasolina mais cara do mundo. Assim como nos outros países do "top 3", os impostos sobre o combustível são responsáveis por encarecer o preço na bomba. O país tem a maior carga tributária sobre o combustível da União Europeia e tem incentivado o transporta alternativo: a Holanda tem a maior taxa de bicicletas "per capita" do mundo. 4º Itália - R$ 5,16/litro: Enquanto a Holanda se destaca por suas bicicletas, a Itália é, tradicionalmente, um país apaixonado por carros. Na terra natal de montadoras como Fiat e Ferrari, o índice de posse de automóveis está entre os maiores do mundo. Em meio à crise, o país viu o preço da gasolina disparar, e a indústria automobilística perder força. Mas recentemente, o setor tem mostrado sinais de recuperação. Além disso, a gasolina ficou 3,5% mais barata em relação ao segundo trimestre. 5º Grécia - R$ 4,97/litro: Como uma das medidas para tentar recuperar o equilíbrio nas contas públicas, a Grécia tem elevado os impostos sobre a gasolina desde 2009. Com economia fragilizada, os altos preços têm o maior custo relativo para a população, de acordo com o ranking da Bloomberg. Por ano, os gregos gastam 4,48% da renda na bomba de gasolina. 6º Portugal - R$ 4,95/litro: Apesar do recuo ante o trimestre anterior, o preço da gasolina em Portugal diminuiu a um ritmo menor do que a média global. Os altos impostos sobre o combustível têm motivação ambiental e são aplicados desde 2001. Mais da metade (53%) do preço da gasolina é composto por tributos. Para tentar economizar, é comum que portugueses abasteçam na vizinha Espanha, onde o litro do combustível custa o equivalente a R$ 4,19. 7º França - R$ 4,87/litro: A França ocupa a sétima posição do ranking, mas a situação no país já foi pior. A indústria automobilística no país vive um momento semelhante ao da Itália. A gasolina francesa era a quinta mais cara no trimestre anterior, mas o preço do produto recuou 4,5% em três meses. 8º Hong Kong - R$ 4,86/litro: Apesar de fazer parte da China, Hong Kong tem constituição política de preços de gasolina independentes. E os números mostram situações bem distintas entre a região administrativa e o gigante asiático como um todo. Enquanto a oitava gasolina mais cara do mundo quase não pesa no orçamento das famílias de Hong Kong, com impacto de 0,4% da renda anual, na China, o custo de R$ 2,80 por litro consome 1,3% dos salários, por ano. 9° Suécia - R$ 4,85/litro: As tarifas de energia no país são sujeitas a impostos, principalmente para evitar a emissão de gases estufa, assim como em boa parte da Europa. A Suécia se destaca por ser líder na Europa no uso de biocombustíveis. 10º Bélgica - R$ 4,82: Com produção insignificante de petróleo, a maior parte do óleo que abastece a Bélgica é importada, o que contribui para pressionar os preços da gasolina, a décima mais cara do mundo. Assim como a Noruega, a combinação entre renda alta e baixo consumo faz com que o impacto do preço da gasolina seja menor que a média: 0,98% da renda anual.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Petrobras é espionada por papel chave na América do Sul, diz revista

A revista Forbes publicou um artigo nesta terça-feira 10 no qual tenta explicar o fato de a espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, em inglês) ter atingido a estatal brasileira Petrobras. Para o especialista em energia da publicação, Christopher Helman, a companhia tem papel chave na estabilidade da América do Sul. "Uma Petrobras mais fraca é um Brasil mais fraco, o que significa uma América do Sul menos estável. Isso não deveria ser do interesse da NSA?", afirmou. Helman considera que a Petrobras é parte essencial da administração da presidenta Dilma Rousseff, além de ser a maior empresa do país e ter controle estatal. Como argumento para a espionagem, o analista afirma que Dilma foi a responsável por estruturar a empresa desde 2003, quando assumiu o Ministério de Minas e Energia, ao qual a Petrobras é vinculada, e manteve essa função na Casa Civil no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CPRH multa Complexo de Suape em R$ 2,5 milhões por crime ambiental

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) multou em R$ 2,5 milhões o Complexo Portuário e Industrial de Suape, no Litoral Sul de Pernambuco, por crime ambiental. A penalidade foi aplicada depois que técnicos do órgão comprovaram a denúncia feita por pescadores de que as obras de dragagem e derrocamento incidem diretamente em áreas estuarinas da região, provocando impactos ambientais. A informação sobre a multa foi divulgada, nesta segunda (9), pela Comissão Pastoral da Terra e confirmada pela assessoria de imprensa da CPRH. O estudo ainda conclui que, além de haver relação direta entre as obras e a mortandade dos peixes protegidos por lei, a atividade do Porto impacta e destrói territórios pesqueiros entre os municípios de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho.

domingo, 8 de setembro de 2013

Atenção para o gabarito da prova de geografia 3º ano do Colégio Decisão Carpina

Saiu o tão esperado gabarito da prova de Geografia do 3º ano realizada dia 30 de agosto. Confiram e boa sorte a todos!!. 1º C 2º C 3º E 4º A 5º D 6º E 7º C 8º B 9º D 10º QUESTÃO ABERTA

Fenômeno astronômico permite ver planeta Vênus próximo da Lua

Este fenômeno astronômico está sendo acompanhado a olho nu na noite deste domingo em algumas cidades do Brasil e já foi presenciado em outras partes do mundo: a conjunção da Lua Crescente com o planeta Vênus que popularmente é conhecido como estrela d'Alva. belíssima imagem

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Casa Branca divulga lista com 11 países do G-20 que apoiam ação na Síria

WASHINGTON - Os Estados Unidos divulgaram nesta sexta-feira, 6, uma lista com a assinatura de 11 países que apoiam uma "forte resposta internacional" à Síria após o uso de armas químicas no ataque de 21 de agosto. Segundo comunicado da Casa Branca, os países são Austrália, Canadá, França, Itália, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Espanha, Turquia, Grã-Bretanha e EUA. Os 11 países que assinaram o documento consideram que "as evidências claramente apontam o governo sírio como responsável" pelo massacre de agosto, no qual 1.429 pessoas morreram. O texto também destaca o respaldo desses países "aos esforços dos EUA e outros países para assegurar a proibição do uso de armas químicas".

Veja a carta que Gandhi enviou a Hitler

Ela nunca chegou a seu destino final – e seria arriscado dizer que, se tivesse chegado, teria alguma possibilidade de mudar o curso da história (terrível) que estaria por vir. Mas não podemos dizer que ele não tentou: Mahatma Gandhi, o líder pacifista que comandou o processo de independência da Índia, mostrou que era capaz de sonhar mais alto do que qualquer música de John Lennon e enviou uma carta para Adolf Hitler, pedindo que este evitasse a guerra. A correspondência foi escrita em 23 de julho de 1939, quando a Alemanha do Führer estava prestes a invadir a Polônia e dar início à Segunda Guerra Mundial. A carta, que nunca chegou ao seu destino, pois foi interceptada pelo governo britânico, diz o seguinte: Índia, 23 de julho de 1939 Querido amigo, Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas eu tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que eu não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade. Está claro que hoje você hoje é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem. Devemos pagar esse preço por algo, por mais valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você. Permaneço seu amigo, M. K. Gandhi

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

G-20 se reúne na Rússia à sombra da Síria e da NSA

Os preparativos estão concluídos. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não poupou gastos nem esforços para ser o perfeito anfitrião da cúpula do G-20, que começa nesta quinta-feira 5 na cidade histórica de Strelna, às margens do Golfo da Finlândia, devidamente blindada de manifestantes. As centenas de jornalistas convidados atravessarão o mar de barco, vindos de São Petersburgo, até o local da conferência. Sua tarefa é noticiar sobre uma cúpula harmônica, em que as 20 principais nações industrializadas e emergentes debaterão sobre como propiciar mais empregos e prosperidade para o mundo. Isso é, pelo menos, o que Putin desejaria. O atual panorama dá motivos para antecipar que este sétimo encontro do G-20 será tudo, menos harmônico. O conflito em torno da Síria, apesar de não estar na pauta oficial, deve ser o tema dominante – à sombra também do mal-estar causado pelo escândalo em torno da NSA (Agência de Segurança Nacional americana). A presidenta Dilma Rousseff já está na Rússia, e há rumores de que ela possa cobrar diretamente o presidente americano, Barack Obama, a explicar a denúncia de que a NSA monitorou sistematicamente as comunicações do Planalto. O Brasil exigiu de Washington um esclarecimento até o fim desta semana. Encontros bilaterais em aberto. Como foi divulgado na sexta-feira, a União Europeia de fato não tencionava tematizar a crise da Síria em São Petersburgo. No entanto, o próprio Putin decidiu-se por discutir o assunto. Permanece em aberto se haverá uma conversa a portas fechadas entre ele e Obama. O relacionamento entre os dois esfriou bastante desde o início das revelações feitas por Edward Snowden.

sábado, 31 de agosto de 2013

Joaquim Barbosa cita salário de Cingapura para justificar reajuste

Barbosa encaminhou uma proposta para que os salários dos ministros do Supremo cresçam dos atuais R$ 28.059 para R$ 30.658. O reajuste de cerca de 9% supera o índice pactuado e aprovado em lei no ano passado. Por essa lei, os magistrados teriam aumentos anuais de 5% - a inflação projetada pelo mercado para este ano não chega a 6%. O presidente do STF afirmou na quinta-feira, 29, que o aumento proposto é necessário para se adequar "à realidade econômica do País". Nesta sexta-feira, 30, de bom humor após receber na Associação Comercial do Rio de Janeiro um prêmio de ética batizado com o nome do ex-presidente José Alencar, que morreu em 2011, Barbosa primeiro se recusou a falar sobre o pedido de aumento. "Sobre salário, eu não queria falar não", disse o presidente do Supremo. Em seguida, virou-se para um assessor que o acompanhava e perguntou: "Posso contar a história da Alemanha?" Diante da anuência do auxiliar, o ministro afirmou: "Não vou responder (sobre salários), mas vou contar para vocês uma história, já falei para várias pessoas." Foi então que começou a falar sobre um episódio ocorrido três anos atrás na Alemanha, a respeito dos salários dos magistrados de Cingapura. Após concluir sua história, Barbosa foi questionado por um repórter: "Isso é ético?". O presidente do STF respondeu: "Não estou dizendo que nós aqui no Brasil devamos ganhar US$ 1,5 milhão. Só contei uma história, que é verdadeira".

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Presidentes da Venezuela e Paraguai se reúnem com intermediação de Dilma

Com intermediação de Dilma Rousseff, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Paraguai, Horacio Cartes se reuniram na tarde desta sexta-feira às margens da reunião da cúpula da Unasul. O teor da conversa, negociada pelo Brasil e que durou meia hora, não foi revelado. Venezuela e Paraguai estão com as relações estremecidas desde o ano passado, quando o então presidente Fernando Lugo, um aliado de Caracas, foi deposto. Os demais membros do Mercosul na época suspenderam Assunção do bloco e, em seguida, promoveram o ingresso da Venezuela, cuja entrada estava bloqueada por causa da falta de aprovação do Senado paraguaio A suspensão foi revogada com a posse do direitista Cartes, em 15 de agosto, após eleições consideradas limpas. O novo presidente, no entanto, ainda não promoveu a volta do país ao bloco, alegando que se trata de um "problema jurídico", já que o ingresso da Venezuela nunca foi votado pelo Senado paraguaio.

IBGE: população brasileira já passa dos 200 milhões de habitantes

Uma nova contagem da população, divulgada pelo IBGE, mostrou que o Brasil ultrapassou uma fronteira histórica. E identificou mudanças no comportamento dos brasileiros. A marca de duas centenas de milhões de pessoas foi atingida em dois de dezembro 2012. Hoje, já somos 201 milhões de brasileiros, e seremos mais até 2042, quando o país terá 228 milhões de pessoas. Depois disso, a população começará a diminuir e vai encolher durante 18 anos, recuando para 218 milhões de habitantes. Vida mais longa para os brasileiros nas projeções para o futuro. Em 2060, a expectativa é que, em média, os homens cheguem aos 78 anos e as mulheres aos 84 anos. São cerca de sete anos a mais para eles e quase seis pra elas. Estes anos a mais vão mudar a relação entre a parcela da população que trabalha e a que é sustentada. Hoje, para cada 100 indivíduos em idade produtiva, existem 46 dependentes. Em 2060, deve passar para 66 o número de sustentados. Entre eles, mais de um quinto será de idosos. Menos filhos e uma espera maior para a chegada do primeiro bebê. Essa tendência se fortalecerá.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Jornalista diz que médicas cubanas parecem 'empregadas domésticas'

A declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de "empregada doméstica" e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. "Será que são médicas mesmo?", contesta. Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de cinco mil compartilhamentos até as 16h desta terça. "Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo!

ONS informa que apagão no Nordeste foi causado por queimadas no Piauí

O Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmou em nota enviada à imprensa que o problema que resultou em apagão em todos os estados do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (28), teve origem no Piauí. De acordo com o comunicado, o desligamento de dois circuitos da linha de transmissão Ribeiro Gonçalves, em São João do Piauí, foi gerado pelo calor provocado por queimadas na região. O primeiro desligamento na linha (circuito 2) - controlada pela empresa Ienne, ligada à espanhola Isolux - ocorreu por volta das 14h58. Às 15h04, o circuito foi religado manualmente. Apenas quatro minutos depois, por volta das 15h08, novamente por conta do calor provocado pela queimada, o circuito 1 - controlado pela Taesa, empresa vinculada à Cemig - também entrou em colapso. Como o sistema no País é interligado, houve uma perda de sincronismo e a consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, houve desligamento em cadeia das linhas Presidente Dutra, em Teresina (circuitos 1 e 2); Presidente Dutra, em Boa Esperança; e Bom Jesus da Lapa, em Rio das Éguras. Depois que a origem do problema foi identificada, foi iniciado o ligamento gradativo das cargas na região. De acordo com a ONS, o fornecimento nas capitais foi praticamente concluído por volta das 17h30. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou em comunicado que todos os municípios do Estado foram afetados pelo blecaute.

sábado, 17 de agosto de 2013

Massacre no Egito é humilhação para Obama

Em nenhum outro aspecto, a administração de Barack Obama é tão fracassada quanto no Oriente Médio. E em nenhum outro ponto do Oriente Médio a humilhação imposta ao presidente dos Estados Unidos é tão grande quanto no Egito. O massacre desta quarta-feira 14, no qual ao menos 568 pessoas morreram, mostrou como a maior potência mundial é incapaz de exercer influência sobre um Exército assassino, mesmo bancando os generais que o comandam. E não há perspectivas para o fim da vergonha. O apoio dos Estados Unidos ao Egito data do fim da década de 1970. Ao assinar a paz com Israel em 1979, o ditador da época, Anwar Sadat, tirou seu país da esfera de influência da União Soviética e o colocou sob as asas norte-americanas. Desde então e até hoje, duas razões primordiais mantêm a parceria Washington-Cairo. O tratado de paz é fundamental para a segurança do Oriente Médio, e também de Israel, grande aliado dos EUA, e o Egito controla o Canal de Suez, mais importante rota comercial do mundo. Em troca, os EUA repassam ao Egito 1,5 bilhão de dólares anuais, sendo que parte do montante vai diretamente para o bolso dos principais generais. Nos 30 anos do regime de Hosni Mubarak, o presidente que mais insistiu para o país caminhar rumo à democratização foi o de George W. Bush. Após o 11 de Setembro, a administração republicana reconheceu o óbvio: por trás do terrorismo estava a falta de democracia e não o islã. O ímpeto acabou rápido. Em 2005, a Irmandade Muçulmana, que por décadas foi ilegal e apresentava candidatos independentes, ganhou 88 assentos no parlamento egípcio. No ano seguinte, o Hamas, um braço da Irmandade, venceu as eleições nos Territórios Palestinos Ocupados. A dificuldade de lidar com aberturas democráticas que inevitavelmente produziriam governos antiliberais – como são os representantes do islã político pregado pela Irmandade e outros grupos – acabou com a chamada “promoção da democracia”. Em 2009, cinco meses após assumir a Casa Branca, Obama fez um importante discurso no Cairo. Lembrou os antepassados muçulmanos, citou o Corão e defendeu de forma veemente valores democráticos. Com o surgimento da chamada “Primavera Árabe”, Obama foi surpreendido, assim como boa parte do mundo. O presidente dos EUA provavelmente não esperava que precisasse enfrentar as contradições das ações e discursos norte-americanos tão rapidamente. Ficou claro que, como costuma ocorrer nas relações internacionais, os interesses se sobressairiam diante dos valores. Obama demorou a condenar a repressão imposta por Mubarak à praça Tahrir. Não fez vale seu peso para acelerar a transição do governo militar, que cometeu uma série de atrocidades. Numa tentativa de criar laços com a Irmandade Muçulmana não condenou de forma veemente os abusos cometidos por este grupo ao chegar ao poder. No último 3 de julho, não condenou o golpe cívico-militar que derrubou Mohamed Morsi. O resultado é que os dois lados da fraturada sociedade egípcia – os adeptos do islã político e os setores cristãos e seculares – são igualmente hostis aos Estados Unidos.

Entenda a crise política no Egito

Palco de uma mudança política desencadeada por uma revolta popular que resultou na renúncia, em 2011, do então presidente Hosni Mubarak, na época havia 30 anos no poder, o Egito enfrentou, dois anos depois, novas manifestações populares que terminaram com a derrubada do presidente Mohamed Morsi, em 3 de julho, em um golpe militar. Eleito democraticamente em 2012, Morsi se tornou impopular após suas ações contra o Exército, seu acúmulo de poderes, seu autoritarismo e pela influência política da Irmandade Muçulmana no país. Seu governo, o primeiro de um membro da Irmandade, foi considerado um fracasso político por analistas. Novos protestos da oposição e da população se espalharam e avolumaram pelo país, acirrando as divisões internas e culminando com forças liberais nas ruas exigindo sua renúncia e com um ultimato militar. Um prazo de 48 horas dado no dia 1º expirou em 3 de junho, e os militares anunciaram a queda de Morsi e um plano de transição de poder que previa eleições parlamentares e presidenciais. O Exército exigiu que as “demandas do povo fossem atendidas”, para a alegria dos opositores que reivindicavam a saída de Morsi. O presidente deposto e alguns aliados foram presos, a instabilidade prosseguiu, e confrontos entre militantes islâmicos e forças de segurança deixaram mortos e feridos em vários pontos do país ao longo dos meses seguintes. Eleito em 2012 Morsi foi eleito em 2012, pouco mais de um ano depois da renúncia de Mubarak, nas primeiras eleições democráticas da história do país. Mubarak tinha 82 anos e estava havia 30 no poder quando caiu. O ditador deixou o poder após 18 dias de violentos protestos de rua que deixaram mais de 300 mortos e 5 mil feridos, em um movimento popular inspirado no levante que derrubou o presidente da vizinha Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali. A manutenção de Mubarak no poder se tornou mais difícil para Mubarak depois que a Irmandade Muçulmana, de Morsi, anunciou seu apoio oficial à rebelião, e que o presidente dos EUA, Barack Obama, também pressionou pela sua saída imediata. Líderes da União Europeia se juntaram aos apelos pela renúncia. Entre a saída de Mubarak e a eleição de Morsi, o país foi governado por uma junta militar, que comandou uma transição democrática marcada pelas incertezas políticas. Morsi foi eleito em segundo turno, com 13.230.131 votos, contra 12.347.380 para o brigadeiro da reserva Ahmed Shafiq, ex-premiê do regime do derrubado Mubarak. Sua queda colocou fim a um ano de poder islamita marcado por diversas crises e fortes protestos populares, e abriu caminho para uma delicada transição neste país profundamente dividido entre partidários e opositores do presidente deposto. O golpe militar no país árabe mais populoso do mundo provocou inquietação no exterior. Os Estados Unidos pediram para analisar as implicações legais na importante ajuda militar que concede ao Egito, enquanto a Rússia apelou por moderação a todas as partes. Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu para que um regime civil seja restabelecido rapidamente.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Rio Capibaribe, um rio poluído. E também contaminado por metais pesados

Além de poluído, O Capibaribe está contaminado por metais pesados. A contaminação foi verificada no processo de dragagem do rio, iniciada em março e que transformará 13,9 quilômetros navegáveis no Recife. Nos resíduos retirados do fundo do rio, encontrou-se mercúrio, chumbo e zinco. As análises não indicam os índices de cada metal nos resíduos. São esses número que dirão se quantidade dos produtos químicos verificados prejudicam as espécies existentes no rio e as pessoas. Um laudo técnico do problema foi solicitado pela Secretaria Estadual das Cidades, à frente do projeto de navegabidade, ao Itep. Mesmo sem o laudo, a secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna, avalia que a presença de metais pesados não prejudica a saúde da população. Isso porque, segundo a secretária, as pessoas não têm contato com o material contaminado e dragado do fundo do rio. O laudo do Itep deve ficar pronto ainda neste mês.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Novo mamífero é descoberto na América do Sul

Zoólogos do Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos, anunciaram hoje a descoberta de uma nova espécie de mamífero carnívoro que habita as florestas de altitude da Colômbia e do Equador. É a primeira descoberta do tipo na América em 35 anos. Com longa cauda, pelo alaranjado, espesso, semelhante à lã, e grandes olhos, o bicho, que parece um cruzamento de ursinho com gato, ganhou o nome de olinguito (Bassaricyon neblina). De acordo com Kristofer Helgen, que descobriu o animal há 10 anos, ele é parente dos guaxinins. Tem cerca de 76 centímetros de comprimento e pesa em torno de 900 gramas. Em comunicado à imprensa, ele contou que a descoberta, porém, não se deu na floresta, mas ao olhar a coleção do museu de história natural de Chicago. “Eu abri uma gaveta e disse: uau!” Viu que ele estava identificado com uma outra espécie parente, o olingo, mas de cara percebeu que era muito diferente. “Não se parecia com nada que eu já tivesse visto.”